Prefeito pede a Temer a liberação de um curso de Medicina para a cidade

Solicitações de Gazzola ao presidente também contemplam o Trem Republicano e a restauração do Espaço Almeida Júnior

 

Temer despachou simbolicamente com o prefeito Gazzola e o presidente da Câmara José Galvão / Crédito: Prefeitura de Itu

A visita do presidente Michel Temer (PMDB) à cidade de Itu na última quarta-feira, além de histórica, serviu para que o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) apresentasse três pedidos ao chefe do Executivo federal. Entre os pleitos está uma reivindicação de algumas faculdades do Estado: a liberação do curso de Medicina para a cidade.

O pedido vem em um momento difícil, uma vez que, segundo coluna da jornalista Mônica Bergamo publicada na edição de ontem (17) do jornal “Folha de S. Paulo”, o presidente deve decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de Medicina no país. O prazo será de cinco anos.

Ainda segundo a coluna, o ministro da Educação  Mendonça Filho confirmou a informação. O decreto para a adoção da medida já está na mesa do presidente, que deve assiná-lo até o fim do ano. “Há um clamor dos profissionais de medicina para que se suspenda por um período determinado a abertura de novas faculdades, em nome da preservação da qualidade do ensino”, disse Mendonça ao jornal.

O “Periscópio” entrou em contato com o grupo educacional Cruzeiro do Sul, mantenedor do CEUNSP e um dos possíveis interessados pelo curso, que foi sucinto em informar “que está sempre investindo em infraestrutura e novos cursos, mas que neste momento não tem previsão de anunciar novidades”.

 

Outros pleitos

Além da liberação do curso de Medicina, Gazzola solicitou o desentrave do Trem Republicano. O prefeito de Salto Geraldo Garcia (PP) também pleiteou. “Nós temos a oportunidade e, se a boa vontade existir, de inaugurar ainda no mandato do presidente Michel Temer”, disse o prefeito à reportagem do JP. O chefe do Executivo ituano também despachou o pedido do restauro do prédio do Espaço Cultural Almeida Júnior.

A respeito do trem, o secretário de Turismo, Lazer e Eventos Vinicius Salton disse à reportagem do JP que é “impossível garantir quando vai ficar pronto”. “A gente tem uma previsão sim de que dê certo esse projeto do trem, mas seria imprudente falar quando vai ficar pronto”, explicou, informando ainda que “as coisas estão acontecendo”.