Prefeito reeleito, vice e vereadores são empossados com sessão solene em Itu

Prefeito Guilherme Gazzola assina a Ata de Posse, que oficializa o mandato (Foto: André Roedel)

O auditório do Centro de Formação de Professores, localizado no Paço Municipal, recebeu no dia 1º de janeiro a cerimônia de posse do prefeito Guilherme Gazzola (PL), do vice-prefeito Luciano do Secom (PL) e dos 13 vereadores que irão compor a 19ª legislatura. O evento durou cerca de duas horas e foi sucedido pela apresentação do secretariado e do discurso do chefe do Executivo.

Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador mais votado na eleição do ano passado, Thiago Gonçales (PL) – que seria eleito, mais tarde, presidente da Câmara Municipal para o exercício de 2021. Apresentada pelo jornalista Heraldo de Oliveira, a sessão solene contou com execução dos hinos do Brasil e de Itu e a leitura do termo de compromisso por parte dos eleitos.

Na plateia, o público presente era composto por secretários, parentes dos eleitos, funcionários da Câmara e da Prefeitura, além de alguns membros da imprensa ituana. Vale destacar que, nos dias 1, 2 e 3, Itu e todo o restante do Estado de São Paulo estava na fase vermelha do Plano SP de flexibilização da quarentena, o que impediria a realização de eventos. Na região, algumas cidades realizaram posse com a presença de público, mas outras, como Salto, promoveram sessões restritas, apenas com os empossados.

Após o termo de compromisso, a vereadora Célia Rocha (PL), escolhida para secretariar a sessão, leu a ata da posse. Em seguida, todos os vereadores puderam realizar uma saudação ou agradecimento. O JP traz nesta página as principais falas dos edis, do vice e do prefeito Guilherme Gazzola.

Secretários

Foram poucas as mudanças feitas por Gazzola em seu secretariado. “São mudanças basicamente técnicas e pontuais”, disse o prefeito ao JP. Praticamente todos que terminaram o mandato com ele foram mantidos nos mesmos cargos. Gilmar Dias Pereira, que ocupava o cargo interino de secretário de Esportes enquanto o vereador Douglas Boschetti (PL) fazia campanha, e Lucas Cardoso, que já estava como secretário de Administração, foram confirmados.

Rodrigo Tomba, que era secretário de Governo e Casa Civil, foi para a Controladoria Geral, com sua vaga indo para o ex-vereador Ricardo Giordani (PL), que ficou como suplente. Essa informação já havia sido dada com exclusividade pelo JP no fim do ano passado. Nas secretarias de Justiça e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os titulares Edward Simeira e Eurízio Pallavidino deixaram os cargos – a pedido, segundo Gazzola –, que agora são ocupados por Maria Teresa Leis Di Ciero Oliviero e Veronica Sabatino Caldeyro, respectivamente. No Meio Ambiente, Veronica vem para trazer um “novo olhar” para a bioeconomia, segundo o prefeito.

Além de Giordani, outro ex-vereador assumiu um cargo na Prefeitura. Trata-se de Henrique de Paula (PDT), que não foi reeleito e agora é secretário adjunto de Governo e Casa Civil. Nos bastidores, especula-se que outros vereadores que compunham a base do prefeito na Câmara e não tiveram seus mandatos renovados possam assumir diretorias.

Aliás, algumas diretorias ainda não foram totalmente definidas pelo chefe do Executivo. Outros dois cargos, sendo um com status de secretaria, estão vagos: presidência do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e subprefeitura do Pirapitingui, que eram ocupados pela primeira-dama Patrícia Müller Gazzola, que não estava na posse. O prefeito foi acompanhado de sua filha, Milena, enquanto o vice esteve com sua esposa, Rosângela Ribeiro.

Após a posse, prefeito, vice e secretários foram até o terceiro andar do Paço Municipal, onde o padre Fernando Meira realizou uma benção ao novo mandato.

Confira os novos secretários:

Administração – Lucas André Netto Cardoso
Doutorando e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), formado pelas Faculdades de Campinas (FACAMP), possui experiência em direito público, regulação e políticas públicas. É Professor de Teoria Geral do Estado na Faculdade de Direito de Itu (FADITU).

Justiça – Maria Teresa Leis Di Ciero Oliviero
Advogada, Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-graduada em Previdência Privada pela Fundação Getúlio Vargas.

Esportes – Gilmar Dias Pereira

Casado, pai de dois filhos, iniciou no meio esportivo nas categorias de base do Ituano FC e também teve passagem pelo Corinthians. Como profissional, atuou pelo Palmital FC e Capivariano FC. Diante de sua experiência como atleta, colaborou na elaboração de competições no município, além de atuar como diretor na Liga Ituana e, desde 2017, desempenha o cargo de diretor na Secretaria Municipal de Esportes.

Meio Ambiente – Veronica Sabatino

Arquiteta e urbanista, especialista em Desenho e Gestão do Território Municipal e Gestão Urbana e de Cidades, Mestre em Saneamento e Ambiente e Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidades. Como pesquisadora e consultora atuou na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Ecologia da Paisagem junto ao LAPLA/Unicamp. Na área pública atuou na Prefeitura de Jundiaí e Louveira.

Governo e Casa Civil – Ricardo Giordani

Advogado e pós-graduado em Direito Processual Civil. Possui curso de Extensão em Direito Eleitoral. É sócio do escritório Edward Simeira Advogados Associados, membro fundador da Associação dos Advogados de Itu e presidente do Ituano Futebol Clube. Foi vereador entre os anos 2018 e 2020, atuando como líder do prefeito na Câmara em 2019 e assumindo a presidência do Legislativo em 2020.

Confira os demais secretários:

  • Michelle Campanha (Chefe de Gabinete do Prefeito)
  • Kadra Rizzi e Rodrigo Tomba (Controladoria Geral)
  • Flávia Frossard (Comunicação e Relações Institucionais)
  • Maitê Velho (Cultura e do Patrimônio Histórico)
  • Walmir Scaravelli (Educação)
  • Olavo Volpato (Emprego)
  • Moyses Pinheiro (Finanças)
  • Eduardo Luiz Alves da Silva (Obras)
  • Plínio Bernardi Junior (Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos)
  • César Benedito Calixto (Promoção e Desenvolvimento Social)
  • Janaina Guerino de Camargo (Saúde)
  • Hércules Ferrari Domingues da Silva (Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural)
  • Adauto Gonçales (Serviços Rurais)
  • Vinícius Salton (Turismo, Lazer e Eventos)
  • Márcio Milano (Subprefeito Regional da Zona Leste)
  • Vincent Menu (Superintendente Companhia Ituana de Saneamento)
  • Luiz Carlos Kathalian Brenha de Camargo (Superintendente do Ituprev)

Um comentário em “Prefeito reeleito, vice e vereadores são empossados com sessão solene em Itu

  • 07/01/2021 em 22:41
    Permalink

    Gazzola seu lema deveria ser: para meu amigos tudo, para os outros apenas o rigor da lei.

    Homem de palavras polidas e de tom erudito, porém a mim não engana.

    Os funcionários públicos jogados as traças, e você colocando figuras não eleitas em seu cabide de emprego.

    Diz ser transparente, mas assim não foi nem em sua própria residência!

    Aliás , nenhuma imprensa de Itu tem a coragem de publicar o fato e ou razão de a primeira dama não ter comparecido!

    Gazzola, não existe congruência entre suas falas e ações.

Os comentários estão desativados.