Prefeitura de Itu apresenta projeto para a revitalização da Rua Floriano Peixoto

Por André Roedel

Foto – Divulgação/Prefeitura de Itu

A Prefeitura de Itu está realizando um projeto de revitalização viária e paisagismo da Rua Floriano Peixoto, no Centro de Itu. A proposta inicial visa a transformação de um determinado trecho da via em um boulevard, com o alargamento das calçadas e inserção de mobiliário. Segundo o Executivo, todos os detalhes do projeto serão amplamente discutidos e explicados na reunião prevista para quarta-feira (24), às 19h, no auditório do Centro Administrativo Municipal.

A ampliação da área das calçadas – uma discussão antiga na cidade, que ganhou força no início da década com a proposta de um “calçadão” na Floriano – é a principal mudança proposta. Para tanto, será necessária a supressão das vagas de estacionamento do trecho afetado. O trecho que compreende as melhorias é entre as praças da Independência (Carmo) e do Bom Jesus (Padre Anchieta).

Ainda de acordo com a Prefeitura, o projeto ainda está em fase de discussões, sendo que ainda depende da apreciação dos comerciantes –  portanto, não há estimativa de custo neste momento. O mesmo vale para estimativas de início e prazo de obras. O projeto será apresentado na reunião de quarta-feira para avaliação dos comerciantes que poderão opinar e sugerir mudanças.

“Nossa intenção é favorecer o fluxo de quem estiver a pé, aprimorar a acessibilidade de cadeirantes e outras pessoas com limitações de mobilidade, aumentar a segurança dos pedestres e gerar espaços de convívio”, conta o prefeito Guilherme Gazzola à reportagem do Periscópio.

“Acreditamos que o reflexo disso tudo será muito superior em relação à eliminação de vagas de estacionamento e trará reflexos positivos para os lojistas com pessoas caminhando com mais tranquilidade, permanecendo mais tempo diante dos estabelecimentos, podendo apreciar as vitrines e usufruindo deste importante centro comercial de nossa cidade”, finaliza.

Tendência

A criação de boulevards como este sugerido pela Prefeitura tem sido tendência em mobilidade urbana. Em grandes cidades, como na capital São Paulo, as extensões das calçadas vêm acompanhadas até de parklets, áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros.

Um comentário em “Prefeitura de Itu apresenta projeto para a revitalização da Rua Floriano Peixoto

  • 21/07/2019 em 20:26
    Permalink

    Seria ótimo para nós consumidores…
    Pois caminhar é com certeza mais prazeroso e melhor para apreciar as vitrines sem preocupação com carros.

Os comentários estão desativados.