Prefeitura pleiteia 10 leitos para pacientes com Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao JP que pleiteou, junto ao Governo do Estado, a liberação de uso de mais 10 leitos para pacientes acometidos pela Covid-19. O custeio dos leitos fica a cargo do Governo. A informação havia sido dada com exclusividade pelo prefeito Guilherme Gazzola (PL) durante a cerimônia de posse e divulgada na edição impressa desta quarta-feira (06).

Já em entrevista à TV TEM nesta quarta, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou a implantação de novos leitos em Sorocaba e Itu. Serão 10 vagas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e 10 no Adib Jatene até o dia 15 de janeiro. Os de Itu não tiveram o prazo de implantação divulgado.

Os referidos leitos são equipados para UTI, com todo o suporte de monitoramento e ventilação, e estão instalados no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Com a liberação desses leitos, já disponíveis para uso, a cidade passa a contar com:

– Hospital de Campanha: 32 leitos de enfermaria e 8 de UTI. O Hospital de Campanha é exclusivo para atendimento de pacientes com Covid

– Hospital Municipal: leitos de enfermaria disponibilizados conforme a demanda para Covid (o hospital conta com 16 leitos de enfermaria para atendimento geral, não exclusivamente para Covid) e 4 de UTI (o hospital conta ainda com mais outros 4 leitos de UTI para atendimento geral)

– Hospital da Santa Casa de Itu: 13 leitos de clínica médica, que são disponibilizados para atendimento para Covid conforme a demanda, 10 leitos de UTI exclusivos para atendimento de Covid e mais 12 leitos de UTI para atendimento de Covid conforme a demanda.