Presidente da OAB de Itu alerta para novo golpe na praça

Na semana passada o JP noticiou sobre os casos de golpes através de WhatsApp, que vêm se tornando cada vez mais comuns. Agora, há um novo golpe na praça, que foi alertado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Itu – 53ª Subseção nesta semana, pelas redes sociais.

“Utilizando fotos e dados extraídos da internet, criminosos estão se passando por advogados com intuito de exigir pagamentos de honorários das famílias de eventuais clientes, em especial clientes presos”, diz o alerta da OAB. A reportagem ouviu também o presidente da 53ª Subseção, Dr. Rodrigo Tarossi,

“Os golpes nos foram reportados pelos próprios advogados, que tiveram seus dados e fotos captados indevidamente por criminosos, para criação de perfis falsos, na intenção de fazer contato e solicitar dinheiro de eventuais clientes que são representados pelos advogados”, apontou ele. “Foram dois casos semelhantes envolvendo advogados da nossa subseção, mas consta que esse golpe vem sendo empregado desde o ano passado, aproveitando-se da prevalência do contato remoto entre advogados e clientes durante a pandemia”, prossegue.

E como funcionam os golpes? Primeiro, os criminosos roubam dados online e foto para criar perfil fraudulento do advogado. Após, conseguem ter acesso a contatos de eventuais clientes, através da internet, grupos de WhatsApp, compra de dados ou mesmo informações de terceiros, para, então, fingir que é o advogado com um novo número, com intuito de exigir dinheiro dos clientes ou de familiares, em especial da família de clientes presos, sob o pretexto que realizou algum serviço advocatício que o beneficiasse.

 “Geralmente o golpe começa com o envio da mensagem, como ‘troquei meu celular’ e, em seguida, lança de algumas informações para convencer o contato de que aquela situação é real”, explica o advogado, que faz recomendações.

“Aos clientes, é interessante prestar bastante atenção a possíveis erros ortográficos, a escrita técnica utilizada ou mesmo repetição de palavras, pois o advogado tende a não cometer erros ortográficos e manter um contato formal e técnico com o cliente”, informa Tarossi. “Antes de fazer qualquer pagamento, peça para fazer uma ligação de voz para confirmar que o mensageiro é o advogado”.

 Já aos advogados, Tarossi recomenda “alertar os clientes sobre o golpe e criar um procedimento próprio para cobrança e recebimento de valores pelos serviços advocatícios prestados. Outra dica importante é ocultar as fotos de perfil do WhatsApp, deixando-a visível apenas para contatos. Assim, evita-se que a identidade do advogado seja roubada”.

 A OAB Itu tem cerca de 1.100 advogados inscritos atualmente. “Possuímos uma moderna rede de comunicação e, frequentemente, estamos prestando informações seguras e de qualidade, incluídas também mensagens e alertas sobre eventuais golpes. Em relação a ambiente digital e eletrônico, os mais vulneráveis somos nós, os velhos (risos), já que os jovens advogados se inserem na advocacia com uma maior familiaridade em comunicação tecnológica”, diz Tarossi.

 Na última quinta-feira (29) a Prefeitura de Itu também alertou para golpe semelhante. “Caso tenha recebido ligações de pessoas se identificando como advogados do Procon de Itu e solicitando depósitos em conta pessoal, desconsidere pois trata-se de golpe. O Procon NÃO solicita este tipo de transação”, escreveu a administração municipal no Facebook.

Um comentário em “Presidente da OAB de Itu alerta para novo golpe na praça

  • 02/05/2021 em 23:38
    Permalink

    Meu filho recebeu uma ligação de um advogado exigindo 1500reais por troca de fotos com uma moça eu paguei o número e falei pra ele que não ia pagar pois os dois tava ciente do que estavam fazendo meu filho sofreu ameaça e depositou 500 reais não na conta dele mais sim de outra pessoa logo descobri que era golpe depois que recebeu os 500 não ligou mais ele só escrevia e não falava aí falei com meu filho não deposita mais nada até hoje não ligou mais

Os comentários estão desativados.