Razões para comemorar

Por André Roedel

Neste dia 2 de fevereiro de 2018, a cidade de Itu celebra mais um aniversário de sua fundação. Agora são 408 anos de uma história rica e importante para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Isso todo mundo já deve estar cansado de saber através dos livros de História. O que poucos sabem é que temos muitas razões para comemorar essa data.

Já não é de hoje que comento – e até mesmo usei esse espaço para abordar isso anteriormente – que o ituano tem uma mania de reclamar de tudo. Acho que isso é algo que acontece em todas as cidades do porte da nossa, mas Itu parece que é uma das que mais sofrem. Isso se reforçou com a drástica crise hídrica que enfrentamos em 2014. Foi – e me perdoem a analogia – a “gota d’água”.

Some a isso a instabilidade política e a crise que assola todo o país e chegamos ao resultado: o cidadão ituano cansou e começou a perceber mais nitidamente que a cidade tem, como todas as outras, muitos problemas. Alguns, inclusive, que não serão reparados de imediato. Mas posso garantir que as razões para celebrar o município em que vivemos sobrepujam todos os entreveros impostos ao longo do tempo.

Não sou ituano de nascimento, mas sempre morei aqui. E, por muito tempo, até antes de começar na profissão de jornalista, pouco conhecia sobre o local em que sempre morei. Tal sentimento de não pertencer à cidade é algo que não é restrito a mim. Conheço muita gente que é alheia a tudo que ocorre em Itu e também sua cultura até hoje. Culpa delas? Também, mas a culpa maior é da falta de pertencimento ao município – que foi se perdendo de geração em geração.

Porém, de um tempo pra cá, a sensação de pertencer à comunidade foi se resgatando. E não credito isso a este ou aquele governo, deixo bem claro: tudo é de responsabilidade em primeiro lugar da própria população e sociedade civil organizada, que vem se mobilizando e criando ações e ferramentas para devolver Itu, de fato, às mãos dos ituanos. E esse é um dos motivos para se celebrar neste aniversário.

Mesmo com essa movimentação da sociedade, ainda temos muita gente adepta daquela velha máxima “a grama do vizinho é mais verde”. Não nego que dá uma pontinha de inveja ver cidades como a vizinha Indaiatuba evoluindo de maneira tão rápida e a nossa parar no tempo em muitos setores. Mas é importante valorizar o que temos.

Itu é uma cidade que se expandiu, porém, mantendo as boas características de uma cidade pequena do interior. As praças sempre repletas de gente tocando uma boa prosa, o povo em sua maioria hospitaleiro e sempre disposto a auxiliar quem precisa e a possibilidade de respirar um ar mais puro são apenas pequenas coisas que não me fazem trocar Itu por nenhuma outra cidade no mundo.

O que não me faz largar mão de Itu é, também, acreditar. Acreditar que é possível trilharmos um caminho rumo a um futuro brilhante, com conquistas que irão ofuscar as já obtidas. Posso ser um romântico sonhador em excesso? Provavelmente sou. Mas nada me tira da cabeça que, assim como diz nosso belo hino, Itu marcha em frente com passo gigante. Não vejo a hora de conferir a glória de um grande amanhã… Feliz aniversário, minha querida cidade!