Regimento Deodoro promove homenagem no Dia Internacional da Mulher

Homenagem foi realizada nas dependências do Quartel de Itu, na manhã de quinta-feira/ Foto – Daniel Nápoli

Na manhã da última quinta-feira (08), o 2º GACL – Regimento Deodoro (Quartel de Itu), promoveu em suas dependências um café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, estiveram presentes mulheres Oficiais do Exército Brasileiro, assim como as esposas dos militares que compõe o Regimento, agraciadas com rosas e doces.

Durante o café da manhã, o comandante do Quartel de Itu, Ten. Cel. Ricardo Alves Pereira, comentou sobre a importância da data. “Quero ressaltar a importância da mulher no Exército. A chegada dela data do século XIX, mais precisamente o ano de 1823, quando uma mulher, Maria Quitéria, teve que se vestir de soldado e se faz passar por homem para lutar nas guerras da independência. Depois, foi aceita no Exército e hoje ela é patrona no quadro complementar do movimento feminino”.

O comandante destacou ainda a evolução feminina no Exército Brasileiro, lembrando da participação de um efetivo de 67 mulheres na Segunda Guerra Mundial, quando atuaram na Europa, na área da saúde junto à Força Expedicionária Brasileira.

Além disso, o Tenente Coronel destacou a efetivação da mulher no Exército, a partir dos anos 1990, explicando ainda a respeito da evolução. “A consolidação foi a permanência da mulher na linha bélica, mais voltada para as atividades reais de combate. No ano passado ocorreu a primeira entrada de mulheres na Escola Preparatória  de Cadetes do Exército e esse ano ingressaram na Academia Militar das Agulhas Negras 40 mulheres. Em 2021, depois de formadas, teremos as primeiras Tenentes Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro. E o processo agora é sempre crescente da presença da mulher no Exército”.

Parte integrante do Exército Brasileiro desde junho de 2009, a 3ª Sargento Tatiane Neves Rezende da Silva Santos, atuante na área da saúde, comentou sobre a importância da mulher na Força. “A importância é sempre do toque feminino na Força. Sempre a parte de somar com os homens e a maioria das pessoas tem aquela visão de que a mulher é o sexo frágil, mas viemos para desmistificar isso”.

Formada dentista, a 2ª Tenente Thalia Ferreira Kreling reforçou o papel feminino no Exército. “Viemos para desmistificar, desempenhar o mesmo papel, tanto em campo quanto operacional, aqui na parte da saúde, amparado os nossos militares nos problemas que eles têm, representamos uma massa grande. E nosso trabalho é tão importante quanto dos demais”.

Além das oficiais, há também as esposas dos militares, que desempenham papel fundamental na manutenção do lar. “Não é fácil, é sempre uma guerra a ser vencida todos os dias. Estar acompanhando em todo o lugar, independente de onde seja. Por um lado é muito gratificante. Temos a oportunidade de conhecer vários lugares, várias pessoas. A nossa família são as pessoas que conhecemos no dia a dia, no meio militar. O Exército Brasileiro é uma grande família. Para mim é muito gratificante e temos o prazer de estar em Itu, uma cidade que estou amando”, conclui Elisângela Alves Pereira, esposa do comandante do 2º GAC L. (Daniel Nápoli)