SESI Itu realiza exposição “Sulamérica” até dia 8 de junho

Foto: Divulgação/SESI Itu

O SESI Itu expõe, desde o dia 3 de maio até o dia 8 de junho, a exposição “Sulamérica”, resultado do trabalho fotográfico de João Thiago ao percorrer o continente sul-americano em busca de registros sobre a paisagem, a cultura e a realidade socioeconômica dos povos que habitam a região. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda, quinta e sexta-feira, das 8h às 18h, e terça e quarta-feira, das 8h às 12h.

A análise, feita por Eduardo Galeano em sua obra “As Veias Abertas da América Latina”, evidencia a constante história de exploração sofrida por países como Bolívia, Peru, Chile, Equador e Brasil para suprir as necessidades do Velho Mundo. O mote do livro serviu de inspiração para o fotógrafo captar o espírito de resistências e misturas dessa terra muitas vezes esquecida e estigmatizada.

João Thiago revela um continente que ganha protagonismo e memória, fazendo um resgate do elo perdido no centro da cultura e da essência da sociedade latino-americana.  Os visitantes poderão conferir registros sensíveis do imaginário dos povos sul-americanos e da mais bela e crítica porção do continente. As imagens permitem transitar mental e visualmente pelos caminhos dessa região de diversidade e paisagens incríveis.

Nessa viagem, o fotógrafo convida o público a observar como os povos pré-colombianos convivem com uma nova sociedade formada a partir da vinda dos espanhóis ao continente. Sua passagem por Cusco (Peru) e pelo Lago Titicaca (Bolívia e Peru), por exemplo, retrata justamente essa resistência em manter viva a cultura inca. História, emoção, geografia e observação num sincretismo audaz e singular. O SESI Itu fica na Rua José Bruni, 201, São Luiz. Informações: (11) 4025-7300.