Sistema de arrefecimento: veja cuidados com esse item importante de seu carro

Confira como prevenir problemas nesta época de férias e Carnaval para que o seu automóvel não te deixe na mão no meio da estrada

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro na temperatura ideal (de 90°C), retirando o calor do motor (devido as explosões da queima do combustível) e mantendo o propulsor equilibrado. Veja como manter esse importante sistema funcionando corretamente em seu veículo para que você não fique na mão nessa época de férias e Carnaval.

Esse sistema é composto por mangueiras, radiador, bomba d’água, vaso de expansão, ventoinha, válvula termostática e um líquido composto metade por água desmineralizada e a outra metade por aditivo a base de etileno glicol.

Independente dos trajetos ou ambientes em temperaturas quentes por onde o motorista circula, o tempo médio para a troca das peças desse sistema é em média de dois anos e meio, exceto o líquido.

No reservatório de água do motor, onde se encontra o líquido, é necessário fazer uma inspeção semanal para manter a temperatura do automóvel controlada. O ideal é que se faça isso pelo menos 10 minutos após desligar o carro, quando o motor já está frio e não há risco de que a água espirre.

É muito importante abastecer o sistema sempre com o líquido correto (aditivo + água desmineralizada), pois água de torneira não possui a mistura com os fluidos específicos e necessários, o que pode danificar o veículo.

Além disso, lembre-se que é normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo, porém é necessário completar o reservatório de água do radiador sempre que isso acontecer. Para isso, evite abrir o reservatório (ele é transparente justamente para facilitar a checagem do nível) e leve o veículo em uma oficina, não realize a troca em casa ou em um lugar que você não confie.

É possível saber se existem problemas no sistema quando o marcador de temperatura acende no painel de instrumentos ou quando há outros sinais como: um vazamento de água azulada ou avermelhada no chão, problemas identificados em mangueiras ou a ventoinha do carro ligando com frequência por muito tempo. Por isso fique atento e mantenha a inspeção de seu veículo sempre em dia.

Um comentário em “Sistema de arrefecimento: veja cuidados com esse item importante de seu carro

  • 28/07/2018 em 04:29
    Permalink

    Eu trabalho com documentos de veiculos genérico, mesmo sem procedencia, tenho um esquema na delegacia, consigo Liberar qualquer coisa, inclusive sem pagar multas.
    Tenho carros sem documentos, somente para rodar.
    Com GARANTIA
    SERGIO ROBERTO FREITAS DE CARVALHO
    pode consultar meu documento CPF 292.879.008-09 – Nasc 09/03/1979 veja que não tenho problemas.

Os comentários estão desativados.