Tribuna do Leitor – 03/03/18

Caro Redator

 

Queria falar ao Prefeito Guilherme Gazzola da reforma que ele fez aqui na pracinha do Lápis ao lado da minha casa na Vila Prudente de Moraes. Por vários anos, a pracinha dedicada para as crianças estava abandonada e muito feia, sendo uma vergonha para o bairro, porque as crianças nem tinham vontade de entrar. Eu sei que ela é uma pracinha simples e humilde, mas a reforma que foi feita deixou ela muito bonitinha e agradável e as crianças voltaram a usar os brinquedos e mesmo os pais que ficam ali por perto, para cuidar das crianças. Agora a praça está sempre limpinha e eu agradeço até pelo meu neto Gabriel que adora brincar lá com os coleguinhas. Parabéns Doutor Prefeito.

 

Isolina Moraes dos Santos

Vila Prudente de Moraes

 

 ————————————————————————————————————————————–

Senhor Jornalista

 Prefiro quando o jornal dá uma boa notícia, porque isso me alegra o coração. Por isso, gostaria de contar uma passagem acontecida comigo. Nesta semana, fui fazer minha feira semanal no Paulistão que fica lá próximo ao cemitério. Quando cheguei no caixa, fui ver e estava sem o meu cartão. Também não tinha dinheiro suficiente, só um talão de cheque. Quando viu o meu constrangimento perante a fila, a mocinha do caixa se dispôs a ver com a superiora dela se seria possível aceitar um cheque, coisa que poucos aceitam atualmente. Pois as duas juntas tanto fizeram que conseguiram me liberar para pagar com cheque. Fiquei aliviado e agradecido. Parabéns ao Paulistão por essas funcionárias.

 

Carlos Rodrigues – Itu/SP

 

————————————————————————————————————————————–

O alerta do Alerta

O diálogo e a pessoa civilizada

A Educação tem que andar a cavalo com o diálogo, são inseparável como a brisa e o vento.

O diálogo é o alimento do amor… É um encontro de pessoas. É a condição indispensável para a harmonia para a harmonia e a paz, é a abertura de almas, buscando o crescimento e a verdadeira irmandade escolar.

O diálogo é a comunicação sadia e próspera, e somente através dela, a comunicação e da vivência é que podemos nos conhecer totalmente de fato, nele pode-se aprender a tolerância, sem a qual nenhuma vida é suportável, é também o caminho da paz de espírito, que é indispensável a toda Nação justa e perfeita. Essa paz de espírito está no âmago de nossas buscas.

O diálogo requer coragem de autocrítica e autenticidade. As dificuldades que apresentam para o diálogo estão sempre alicerçadas no machismo, no autoritarismo, no ar de superioridade, orgulho e vaidade…

Os pontos favoráveis ao diálogo vêm da humildade, sinceridade, respeito à opinião e a intimidade do outro. Saber escolher o momento adequado, ter paciência, boa vontade Constância evitando rotina dos nossos mesmos assuntos…

Os fracassos mais comuns do diálogo estão sempre irmanados por atitudes como;

  • querer dialogar para mudar o assunto em vez de mudar a si mesmo
  • não querer escutar o que o amigo diz e não se por no lugar do outro para ver se as coisas sob o ângulo dele;
  • usar o diálogo para impor a sua vontade
  • contar a outra pessoa às confidências do diálogo, o que ocasiona perda de confiança;
  • aproveitar o diálogo para desenterrar os erros do passado ou adotar a atitude de mártir ou de vítima;
  • esconder seus defeitos pretendendo dar para o outro uma imagem perfeita de si mesmo, não estando disposto a reconhecer suas próprias limitações;
  • ver sempre os defeitos dos outros, e nunca suas qualidades ou virtudes…

Para que ocorra o diálogo, para uma escolaridade pura e verdadeira é preciso saber ouvir e entender o que o outro quer dizer, para que se possa concordar ou discordar…

Somente assim estamos nos comunicando totalmente, fazendo a verdadeira Educação, como pessoas humanas de visão justa pensamento justo, palavras justas esforços justos concentração justa para podermos nos sentir em perfeito relacionamento com o Arquiteto deste imenso e belo Universo…

Prof. Alerta de Souza Carvalho

Conselheiro do CPP 2016-2021