Tribuna do Leitor – 27/01/18

Senhor jornalista

Foi com alívio que vi no jornal que o Carnaval de Itu vai voltar a ter o Bloco do R e também a Vale do Sol, neste ano. Já vi várias cartas nesta Tribuna, falando do novo conceito do carnaval de rua em todo o Brasil, do qual a população participa, independente da condição financeira de cada folião. São Paulo e Rio de Janeiro deixaram de gastar fortunas com escolas de samba, dando incentivo aos blocos espontâneos e populares e estes se multiplicaram. Consta que mesmo em Salvador, onde as pessoas pagam para desfilar nos blocos tradicionais, os blocos populares começam a surgir. Por enquanto só resta torcer para que o “R” e o Vale do Sol enriqueçam suas baterias com instrumentos de corda, de sopro etc.

 

Lúcio de Souza Rabello – Itu/SP

 

 —————————————————————————————————————————————

Ao Jornal Periscópio – COMUNICADO

 

Conforme matéria publicada na edição do dia 20 de janeiro de 2.018 no Jornal Periscópio, que a APAE de Itu irá receber R$ 460.562,24 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Referente a esta notícia, gostaríamos de fazer alguns esclarecimentos:

  1. O valor acima citado refere-se a parceria já existente entre o Governo do Estado de São Paulo e esta entidade, renovada anualmente, para subsidiar parcialmente o atendimento a pessoas com deficiência devidamente matriculadas na Escola de “Educação Especial do Ensino Fundamental Profa. Carolina de Moraes Macedo”, ou seja, o Governo do Estado repassará o valor “per capita” de R$ 4.304,32 por ano, no exercício de 2018. Atualmente este Convênio permite atender 107 pessoas.
  2. A APAE de Itu oferece atendimento gratuito a 220 pessoas com deficiência, bem como suporte aos familiares, nas áreas de educação, saúde, e assistência social, e possui um custo anual bastante alto como outras entidades.
  3. Realizamos convênios com diversos órgãos governamentais para financiar todos os nossos projetos, porém não são suficientes para cobrir todas as despesas.
  4. As despesas não financiadas pelos convênios são custeadas com a ajuda da comunidade ituana, através de doações ao telemarketing, participação de eventos, como jantares e rifas, e outras doações.

Diante do exposto, reafirmamos nosso compromisso em continuar nos esforçando diariamente para manter nossos atendimentos sempre gratuitos, mantendo nossos compromissos em dia com o objetivo de firmar novos convênios, e contamos sempre com a ajuda da comunidade ituana, tão importante para a realização de nossos projetos.

 

A Diretoria

 

—————————————————————————————————————————————

Touros Selvagens de Basã

 

As sociedades de controle estão substituindo as sociedades disciplinares (Deleuze). Comentou sobre as Instituições de um modo geral, o erro do capitalismo no mundo globalizado voltado para o produto-mercado, o poder como uma ferramenta para ser senhor da situação ele era multidisciplinar. Afinal estamos acorrentados ou libertos no sistema atual? A coragem de decidir é agora, tomar decisões e dirigir essa energia para a formação dos atos que fortalecem nossa conexão com a própria existência. As decisões são essências da liberdade para escolher os rumos de nossas vidas. Já houve tempo que para viver seria prudente ouvir, ver e calar.  Por outro lado ainda há uma busca incansável de superioridade, tentativas de superar limites individuais, com expectativas de vencer obstáculos a qualquer custo, não percebem o mal no primeiro instante, sentem-se vencedores, deixando marcas negativas em prejuízo a inocentes ou ingênuos na trajetória dos seus objetivos. O país está em um período muito critico, governantes e autoridades, que deveriam ser o exemplo de justiça e cidadania engavetaram a cartilha da constituição. As corrupções e subornos já são rotinas cotidianas, aqueles impactos iniciais não causam mais surpresas, o perigo é acostumar-se a conviver com estes “Touros Selvagens” até quando? Qual será o final destas histórias? A quanto importa o total de recursos desviados da nação?  A conseqüência destes atos perecem as instituições de saúde, educação, segurança, habitação e muito mais, chegando ao ponto de mortalidade acumulativas nestes últimos anos, ou melhor, ha muitos anos. Vamos ser seletivos, utilizando a única arma para enfrentar os “Touros Selvagens de Basã”, o voto nas eleições. Não vote em branco ou anule, precisamos mudar este quadro e substituí-los por jovens adultos com formação familiar de bons princípios e acadêmicos. O Brasil necessita avançar, esquecer este passado sombrio de bastidores e ser protagonista às luzes no palco do progresso. A esperança e a Fé irão colorir a bandeira com verdadeira “Ordem e Progresso”. Hasteando a nova vida dos brasileiros!

 

Mancio de Loyola