Vacinação contra a Covid-19 para o público infantil é iniciada em Itu

Prefeito Guilherme Gazzola e secretária de Saúde Janaina Guerino de Camargo acompanharam a aplicação das primeiras doses pediátricas em Itu (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Na segunda-feira (17) foi iniciada na cidade de Itu a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos de idade, com deficiência permanente ou comorbidade considerada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Itu recebeu 860 doses da vacina e, no primeiro dia de vacinação, 51 crianças receberam a 1ª dose do imunizante.

Em suas redes sociais, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) comentou. “Desde o início da distribuição estadual de vacinas, Itu esteve na vanguarda e segue em trabalho constante para que todos os ituanos sejam vacinados de acordo com as faixas etárias e direcionamentos determinados”, disse.

“Temos a completa certeza de que somente a ciência e a imunização podem conter danos maiores à sociedade. Prezamos pela vida e fico muito grato em perceber que os ituanos também estão preocupados com o bem maior e coletivo”, prosseguiu.

Entre as crianças vacinadas no primeiro dia, está João Pedro, de 8 anos. Beatriz Sioli, mãe de JP, como ele é mais conhecido, comentou à respeito. “Vacinar ou não vacinar, nossa grande dúvida. Muita expectativa, muita crença na ciência, mas muitas dúvidas… nosso filho João Pedro tem 8 anos, com Síndrome de Down, ele também é um cardiopata corrigido, com delicadas passagens por operações e internações em UTI.”

João Pedro exibindo com orgulho seu cartão de vacinação (Foto: Arquivo pessoal)

“A cardiopatia, a idade, o histórico, a frágil imunidade atribuída à Síndrome [Trissomia 21]. Eram tantas questões a serem levadas em conta e avaliadas que dividimos nossas angustias com a família, os amigos, os parceiros nos grupos de apoio, médicos e profissionais… e mesmo sem unanimidade, optamos pela vacinação, sim”, destaca.

“O cadastro foi feito pelo Edgar [pai de JP], no site do governo, e fomos logo no primeiro dia. Sempre que o João vai tomar vacina, conversamos sobre a necessidade desses ‘super poderes’ e a força advinda da medicação. Com o discurso na ponta da língua, lá fomos nós logo cedinho, de roupa nova e tudo, tomar a tão aguardada vacina, no Centro de Imunização do Rancho Grande”, relata.

Bia Sioli comentou ainda sobre o comportamento do filho no momento da vacinação. “O JP entrou, curioso que só ele, avaliando tudo e todos a seu redor. A profissional foi tão rápida que ele mal teve tempo de ponderar se tinha doído ou não. Pegou o algodão ofertado pela enfermeira, colocou sobre o bracinho ‘branquelo’ e saiu de lá como se tivesse ganho uma batalha, todo cheio de si! Pensando melhor, acho que ganhamos uma batalha e tanto, todos nós!”.

“Foi difícil aguardar pela autorização da vacinação para as crianças, foi difícil decidir o que era melhor para o nosso pequeno, foi difícil engolir as inseguranças, filtrar as opiniões, acalmar a alma… mas a sensação de ter feito a escolha certa e a possibilidade de vaciná-lo tão prontamente, acabou transbordando em nossos corações e transformando nossa aflição em pura esperança”, acrescenta.

“Ficamos o dia todo apreensivos, medindo febre, controlando a alimentação, as idas ao banheiro, afinal temos 7 dias de observação atenta pela frente. Ficamos na torcida de que todos possam estar vacinados o mais breve, seja com quantas doses se façam necessárias. E que a ignorância de alguns não contamine pais e mães, nem as tomadas de decisões dos governos. Vacina sim!”, conclui.

A vacinação para as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades ocorre de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h, e no Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 05) e na UBS 02, no Jardim União, das 7h às 19h.

No sábado (221), das 8h às 14h, a vacinação ocorre no drive-thru na Praça Washington Luiz (em frente ao Estádio Municipal Dr Novelli Júnior), Vila Nova, e na Unidade Básica de Saúde 02, localizada no Jardim União. Para comprovar a comorbidade será necessário apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Vale destacar que cadastros já existentes nas UBS poderão ser utilizados.