VAI ACABAR EM PIZZA!

Pizza de frigideira, assada, frita, com molho, sem molho… Cada uma tem seu gostinho especial, e a gente adora!

Gabriela Prado

Dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Pizza, mas é claro que a pizza é venerada o ano todo, não é mesmo? De combinações doces a ingredientes inusitados, a pizza ganhou e ainda ganha o coração de todo mundo!

Segundo teorias, a pizza foi criada por egípcios e hebreus, há seis mil anos, pois os egípcios eram os primeiros conhecidos a misturar farinha e água, originando a massa, porém outras teorias afirmam que a pizza, na verdade, surgiu na Grécia, onde os gregos faziam as massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico, e as assava em tijolos quentes. É claro que a pizza dessa época não era como a pizza de hoje em dia, e a novidade chegou à Itália, sendo um alimento que somente os pobres consumiam.

Os napolitanos acrescentaram molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada e consumida como se fosse um sanduíche. Quem possuía mais dinheiro acrescentava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima da massa. A “redonda” – como é carinhosamente chamada – já foi chamada de “pão de Abraão” pelos egípcios, e a partir do século XVI, a corte de Nápoles já conhecia a criação alimentícia, e isso fez com que ela ficasse conhecida pelo mundo todo!

Sabores e ingredientes

Os sabores mais conhecidos das pizzas são muçarela e calabresa, mas há uma infinidade de combinações que tornam a pizza ainda mais desejada! Confira alguns dos diversos sabores:

  • Alho e óleo: molho de tomate, muçarela, alho, azeite e orégano;
  • 5 queijos: molho de tomate, muçarela, parmesão, provolone, gorgonzola, catupiri e orégano;
  • Calabresa: molho de tomate, rodelas de calabresa, rodelas de cebola e orégano;
  • Marguerita ou margherita: molho de tomate, muçarela, pedaços de tomate, orégano e manjericão;
  • Brócolis: molho de tomate, muçarela, brócolis, bacon, alho, azeitona e catupiri (ou somente muçarela, brócolis e catupiri);
  • Frango: frango desfiado, catupiri e milho;
  • Baiana: molho de tomate, calabresa desfiada e pedaços de pimenta “biquinho”;
  • Atum/aliche/sardinha: molho de tomate, muçarela, atum ou aliche ou sardinha, orégano e azeitona;
  • Portuguesa: molho de tomate, muçarela, pedaços de ovos, rodelas de cebola e ervilhas;
  • Napolitana: molho de tomate, muçarela, parmesão, orégano e manjericão.

Além desses sabores já descritos, existem muitas outras combinações, que incluem champignon, palmito, presunto, lombinho, cenoura, vagem, rúcula, escarola e até jiló.

Tipos de massas e receita

A massa mais comum é a massa feita de farinha de trigo, ovos, leite e sal, que possui uma espessura média. Há também a massa mais fina, geralmente feita com massa de pastel (hmmm!), e a grossa, que dá a opção de ter a borda recheada (os recheios mais comuns são catupiri e queijo cheddar).

As massas fitness (integrais de aveia ou de farinha de soja integral) vieram para inovar e salvar a vida daquelas pessoas que querem ter uma vida mais saudável sem deixar de lado o amor pela pizza. Para experimentar essa inovação do mundo da pizza, ensinamos você a fazer sua pizza fitness integral de frango. Você precisará de:

  • 1 pão sírio integral;
  • 200g de frango desfiado temperado;
  • 2 colheres de molho de tomate;
  • 25g de champignon fatiado
  • 60g de muçarela light ralada;
  • 1/4 de cebola picada;
  • 50g de pimentão vermelho fatiado.

Para preparar sua pizza fitness, você precisa espalhar o molho de tomate pelo pão sírio de modo uniforme, adicionar os ingredientes pela pizza e a muçarela ralada para finalizar. Coloque a pizza no forno, em 180°C, por durante 15 minutos ou até derreter bem o queijo. Depois é só se deliciar!

Pizzas doces

As pizzas doces também ganharam o coração do mundo todo, e os sabores mais tradicionais são brigadeiro, prestígio, floresta negra, beijinho, chocolate branco e leite ninho com nutella. Até deu água na boca!

A opção de incrementar ingredientes na pizza com confetes, cerejas e doce de leite também é válida. As massas das pizzas doces geralmente são as mesmas que as usadas para fazer as pizzas salgadas, havendo também a opção de fazer a massa com açúcar em vez de sal. A pizza “Romeu & Julieta”, que consiste em ser a famosa combinação de goiaba e queijo, também faz parte do grupo das pizzas doces, mesmo tendo a muçarela como ingrediente salgado.

Pizza é boa, não importa se é doce ou salgada! Como diz o velho ditado: Vai acabar em pizza!