Farmácia Popular será fechada no final do mês

O Ministério da Saúde anunciou o fim do financiamento à Farmácia Popular e a cidade de Itu será uma das afetadas pela medida. Segundo informações obtidas pelo “Periscópio”, o local atenderá apenas até o dia 31 de julho.

Porém, a Prefeitura de Itu está se estruturando para absorver a mudança. “Os medicamentos contemplados pela Farmácia Popular poderão ser retirados na Farmácia Central da Prefeitura, situada na Avenida Octaviano Pereira Mendes, 663, mediante receita do SUS”, informa em nota o departamento de comunicação do Poder Executivo.

No último dia 30 de junho, também por determinação do Governo Federal, a unidade da Farmácia Popular que funcionava na região do Pirapitingui encerrou as atividades. A Prefeitura de Itu segue em busca de uma alternativa para atender os munícipes daquela região da cidade. “Inicialmente, os moradores da região do Pirapitingui poderão retirar os medicamentos na Farmácia Central da Prefeitura e, em breve, em uma farmácia que funcionará nas dependências do Centro Administrativo Regional do Pirapitingui, mediante receita do SUS”, esclarece a Prefeitura.

 

Outras saídas

A população que precisa de medicamentos acessíveis também poderá utilizar as farmácias particulares que contam com o programa “Aqui tem Farmácia Popular”, também do governo federal. Porém, nem todos os medicamentos que eram fornecidos pela Farmácia Popular serão contemplados nestes estabelecimentos.

Segundo o Ministério da Saúde, o fim do financiamento do programa tem relação com a nova política de distribuição de verbas para medicamentos, que serão melhor aproveitados com compras de remédios e distribuição em Unidades Básicas de Saúde.