Viação Itu entrega mais um ônibus articulado para o transporte local

Foto: Divulgação/Vitu

A Viação Itu entregou quinta-feira (30/01) um articulado de 18,6 metros de comprimento, chassi Mercedes-Benz MBB 0500 MA e carroceria Caio Millennium BRT II, que irá operar nas linhas 75 – Rodovia do Açúcar e 79 – Centro, via SP-79. O novo investimento feito na renovação da frota exigiu investimentos de R$ 900 mil e tem capacidade para transportar 130 passageiros por viagem.

“As concessionárias que operam em Itu têm investido muito em tecnologia e em renovação de frota. O novo articulado também é equipado com ar-condicionado, telemetria, GPS, tomadas para carregar celulares, câmeras de ré e nas portas, de forma a melhorar o controle de embarque e desembarque dos Clientes”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação da Vitu.

Mensalmente, o novo veículo vai beneficiar cerca de 160 mil usuários. No início de janeiro, a Vitu havia incorporado um superarticulado de 23 metros, que já está servindo à população ituana. O programa de renovação começou em 24 de junho do ano passado, quando as concessionárias Vitu e Viação Avante entregaram 10 ônibus zero-quilômetro para o transporte local.

Apenas nos dois últimos veículos articulados, as empresas investiram cerca de R$ 2,1 milhões. A renovação da frota é importante para dar mais conforto aos clientes mas os investimentos também estão sendo realizados no controle e monitoramento da frota e em treinamentos para a reciclagem dos profissionais.

Hoje, o transporte de Itu conta com 87 ônibus, dos quais 72 fazem parte da frota operacional e 15 pertencem à frota reserva, que são utilizados quando os operacionais estão passando por manutenção. “Desse total, temos 14 articulados, dos quais 13 fazem a operação diária e um fica como reserva”, explica Barddal.

Tecnologia de ponta
As concessionárias implantaram em seus ônibus um sistema de telemetria, tecnologia embarcada utilizada para o controle de diversos parâmetros, inclusive usada nos carros de Fórmula 1 e motocicletas do Moto GP. Com os equipamentos, os 87 veículos das operadoras também reduzem a emissão de poluentes na atmosfera.

Com isso, diariamente, os ônibus deixam de emitir mais de 1 tonelada de poluentes. A telemetria, além de contribuir para reduzir a poluição, permite que toda a operação seja controlada em tempo real.

Com a telemetria, as viações Avante e Itu estimam uma redução no número de acidentes e ainda redução no número de quebras. O sistema é dotado de uma função denominada shutdown, ou seja, se o motorista deixar o veículo ligado por um período superior a quatro minutos, em marcha-lenta, o motor será desligado automaticamente.

A tecnologia foi testada e os números apresentados são significativos: a redução em 50% no número de quebras, redução de 65% nas reclamações relacionadas à dirigibilidade, 80% nos excessos de velocidade e 60% a menos de acidentes.