12º Congresso de Poetas Brasileiros trouxe diversas atividades culturais a Itu

No último fim de semana (27, 28 e 29), Itu sediou o 12º Congresso de Poetas Brasileiros da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB). O evento teve diversas atividades e contou com a participação de cerca de 80 poetas de todo o Brasil e de escolas estaduais e municipais da cidade, além do grupo da Melhor Idade.

De acordo com o professor e poeta Sidarta da Silva Martins, anfitrião do Congresso em Itu, esse é o maior já realizado em todo o Brasil. “Esse Congresso do Poeta Brasileiro já é o maior que realizamos em todo o Brasil em termos de atividades, de participação das escolas, de participação do varal poético”, afirma.

Poetas de todo o Brasil participaram de diversas atividades/ Foto – Beatriz Pires

No sábado (28), entre as diversas ações culturais, como apresentações de projetos, sarau, coral, cantoria e venda de livros, o varal de poesias foi um dos mais importantes. A praça da Matriz ficou enfeitada por mais de 1500 poesias escritas por crianças, jovens e idosos, formando o maior varal poético do Brasil, segundo Sidarta. “O maior varal poético tinha que ser em Itu. Só que a importância disso é que mais de 1500 crianças fizeram poesia, mais de 1500 crianças se debruçaram para fazer poesia”, explica.

Além disso, Sidarta ressalta o apoio dos órgãos públicos de Itu. “Os nossos diretores estão todos encantados com essa recepção de Itu, nós realmente tivemos um apoio, tivemos um abraço ituano e isso é muito bacana. O Portal do Poeta Brasileiro está super encantado e agradecido porque sem a cidade nós não faríamos isso”, diz.

O evento deixou até quem veio da Cidade Maravilhosa maravilhado. “Estou achando lindo, muito organizado. A oportunidade que se dá ao poeta de mostrar o seu trabalho e principalmente a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro que valoriza o poeta vivo, é um presente para todos os poetas que estão aqui e é um presente para a cidade de Itu ver os poetas mostrando seu trabalho, suas poesias”, ressalta Carlos Borges, poeta do Rio de Janeiro.

A poeta Vânia Moreira, de Sorocaba, também acredita que o evento seja um presente tanto para a cidade quanto para os poetas. “Todo mundo conhece os poetas já consagrados, mas tem uma infinidade de poetas anônimos que faz um trabalho muito bonito e que não tem muito espaço para mostrar seu trabalho e isso aqui é uma oportunidade. Faz bem para quem recebe e para quem está oferecendo”.

 

Caminhada e solenidade

Ainda no sábado, o grupo de poetas realizou uma caminhada poética saindo do Hotel Colonial Plaza até o auditório do Sincomércio, onde foi realizada a Sessão Solene da ANLPPB com a posse dos Neo-Acadêmicos e homenagens. A professora e vice-presidente da Academia Ituana de Letras (Acadil) Maria Ângela Mangeon Elias e o jornalista e escritor Jean Frédéric Pluvinage, acadêmico da Acadil, agora fazem parte também do Portal do Poeta Brasileiro. O encerramento do evento aconteceu no domingo (29), com uma reunião dos acadêmicos. (Beatriz Pires)