24º Festival de Artes de Itu é encerrado com balanço positivo e grande público

Banda União dos Artistas realizou o encerramento do Festival de Artes de Itu. Foto – Daniel Nápoli

O último final de semana (22 e 23) foi marcado pelo encerramento do 24º Festival de Artes de Itu, com a realização de apresentações musicais, capoeira, sarau e oficinas de grafite, entre outros, com destaque para dois eventos.

No sábado (22), o Auditório da Prefeitura foi palco da apresentação do saxofonista Derico Sciotti e o grupo Pelo Telephone. Na oportunidade, o bom público presente pôde relembrar grandes clássicos do choro e da MPB (Música Popular Brasileira), enaltecendo renomados compositores como Jacob do Bandolim, Calado, Pixinguinha, Cartola e Durval Fereira.

Entre as apresentações instrumentais, Derico promoveu intervenções bem humoradas a respeito de sua carreira e das músicas ali executadas, bem como da trajetória de seus compositores.

Já no domingo (23), um concerto especial da Corporação Musical União dos Artistas marcou o encerramento da 24ª edição do Festival, também no Auditório do Paço Municipal.

Regida pelo maestro Samuel Nascimento, que na ocasião fez sua estreia à frente da corporação, com participação da cantora Rose (Sambrasil), a banda executou sucessos de diferentes épocas, como “There’s a Kind of Hush (All Over The World), “Viola Enluarada” e temas de desenhos animados, entre outros.

 

Balanço

Momentos antes da apresentação da Banda União dos Artistas, o Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Gonçalves Junior, comentou a respeito do Festival que teve início no dia 7 de julho e contou com mais de 60 eventos, compreendidos em diferentes pontos da cidade. Segundo estimativa da Prefeitura, mais de 9,5 mil pessoas prestigiaram as atrações do Festival.

“Gostaria de agradecer a todos. Foi um conjunto que permitiu a realização desse Festival, que foi muito positivo e marcado pelas primeiras vezes. Algumas pessoas puderam ouvir pela primeira vez um canto lírico, ou assistiram um concertista de piano, ou um artista de grafite pintar uma parede. Foi muito importante”.

Para o prefeito Guilherme Gazzola (PTB), a exposição dos artistas da cidade foi o destaque da 24ª edição do Festival de Artes de Itu. “Gostaria de agradecer a todos que acreditaram nesse sonho. Mesmo com pouco tempo e recursos, foi possível que o Festival acontecesse. O evento apresentou os artistas da cidade, mostrou o talento de cada um. Isso foi o grande ganho desse Festival. As ruas foram preenchidas de arte. Resgatamos o orgulho do ituano por sua cidade, pelas coisas de Itu. O Festival de 2018 será ainda melhor. Já estamos trabalhando para isso”, conclui. (Daniel Nápoli)