3ª Ação Extraordinária do EE tem curadoria de Andrés Hernández

A Ação Extraordinária é um projeto que propõe a rotatividade em suas mostras e curadoria (Foto: Pamella Ratti/Divulgação)

A partir deste sábado (15), começa, no Estúdio Extraordinário em Itu, a 3ª Ação Extraordinária, que terá como curador o artista Andrés Hernández. A Ação Extraordinária é um projeto que propõe a rotatividade em suas mostras e curadorias, no qual, a cada dois meses, uma nova seleção de obras é escolhida por curadores renomados para compor os espaços do EE.

Nesta terceira ação, foram pautadas exposições e uma apresentação musical de cinco artistas mulheres: Pola Fernandez de Itu, com a Instalação Onde há luz para o Projeto Varandinha; Lucrécia Couso de São Paulo, com a Instalação Limite para o Projeto Fronteira; Estela Luz de Campinas, com a Pintura mural Xamã para o Projeto Fachada; e Camila Luiza com a Performance Musical “eLA” para o Projeto Música Extraordinária.

Já a Sala Galeria receberá a exposição Pedra Encantada, que se estrutura a partir de obras de arte de Rochelle Costi (1961-2022) da coleção Andrés Hernández. São um recorte da produção da artista, considerada uma das mais potentes representantes da fotografia contemporânea brasileira e global, com obras que projetam a relevância de Costi na expansão das técnicas fotográficas à ocupação e inserção dos espaços e realidades arquitetônicas, culturais e sociais, como, por exemplo, a assimilação do cotidiano. O título da exposição/homenagem é o mesmo de um dos vídeos do filhe de Costi e Hernández, com autoria da artista de 2005.

Fruto da criatividade e observação do mundo expostas a partir de diferentes manifestações artísticas contemporâneas, as exposições pretendem levar o público a experimentar diferentes experiências sensoriais e visuais, propondo reflexões sobre sociedade, cultura, política (arte na política e política na arte), papel da mulher, relações humanas de gênero e étnicas.

A 3ª Ação Extraordinária faz parte do Projeto “Estúdio Extraordinário”, realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo – ProAC – Edital50/2022. A nova mostra ficará em exposição até dia 26 de agosto. A visitação é gratuita e aberta ao público. Após a abertura, a visitação ocorre de quinta a sábado, as 14h às 18h, ou via pré-agendamento pelo e-mail contato@estudioextraordinario.art.br. O EE fica na Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Bairro Alto.

Abaixo, seguem mais detalhes sobre as artistas, obras e espaços ocupados pela 3ª Ação Extraordinária:

  1. Projeto Varandinha com Instalação Onde há Luz (Pola Fernandez): um convite para uma reflexão instantânea sobre o gesto de procurar encontrar a luz para continuar o caminho.
  1. Projeto Fronteira com Instalação Limite (artista visual Lucrécia Couso): partindo da frase “SEU ESPAÇO TERMINA ONDE COMEÇA O DO OUTRO”, a artista convida a pensarmos sobre os limites e espaços ocupados.
  1. Projeto Fachada com pintura mural Xamã (artista visual e poetisa Estela Luz): a artista instiga, com a poesia Xamã de sua autoria, a expectativa da obra que será realizada para esta exposição.
  1. Projeto Música Extraordinária com “eLA” (atriz Camila Luiza): a artista costura canções e poesias escritas e interpretadas por artistas mulheres brasileiras. A intervenção busca o espaço e voz da mulher na cultura, na arte e na vida.

Sobre o curador Andrés Hernández

Andrés Hernández é Artista Visual, Curador, Pesquisador, Professor e Crítico de Arte. Foi Coordenador de exposições na Bienal de Havana, Cuba (Centro deArte Contemporânea Wifredo Lam, 1994-1998); Assistente Curatorial do Depto. de Curadoria do MAM-SP (1999-2005) e Coordenador Executivo do Depto. de Curadoria do MAM-SP (2005-2010. É autor da Trilogia “Obras Comentadas”, da coleção do MAM-SP (2007). Como Curador, desde 1997, tem organizado diversas exposições nacionais e internacionais, além de atuar como júri em salões de artes e residências artísticas