Onda natural

sementes 2
Ana Luísa Tomba

Você pode não ser uma Bela Gil na cozinha, que vai substituir o churrasco tradicional por melancia na grelha, mas é preciso ter em mente que o mundo voltou a caminhar em direção à era dos orgânicos.

O consumo de alimentos sem agrotóxicos, hormônios e conservantes é a prova de que nós não nascemos para depender do que nos faz mal. Há um número cada vez maior de pessoas que aderiram a tendência de comer o que nosso corpo aceita de forma natural, justamente por conta do bem que essa dieta faz ao organismo.

Os sucos Detox, por exemplo, popularizaram-se rapidamente por trazerem benefícios à saúde, bem como pela promessa de que emagrecem. Esse tipo de bebida ajuda o fígado a eliminar as toxinas que impedem o bom funcionamento do organismo.  Pode e deve ser tomado diariamente, pois, deste modo, o órgão se manterá sadio e trabalhando bem!

Suco detox simples de chá verde e couve

·      150 ml de chá verde;

·      ½ maçã com casca;

·      1 folha de couve;

·      Gelo a gosto.

O chá verde industrializado não apresenta as mesmas propriedades do chá “in natura”. Prepare o chá, deixe em infusão, espere esfriar. Lave a maçã e a folha de couve. A seguir, bata tudo no liquidificador e tome imediatamente.

 

linhaça
Suco detox simples de melancia com linhaça

·      2 fatias de melancia;

·      Suco de limão;

·      1 colher (café) de gengibre ralado;

·      1 colher (chá) de linhaça triturada;

·      Mel de agave;

·      Gelo a gosto.

Retire a casca e os caroços da melancia. Rale o gengibre e esprema o limão na hora do preparo. Liquidifique tudo e sirva.

quinoa

Receita da Elis Missão

Substituir arroz por quinoa é possível, sim! Veja a receita:

 

·      1 xícara de quinoa em grão;

·      2 xícaras de água;

·      Ervas aromáticas;

·      1 colher (sopa) azeite de oliva.

 

Coloque a quinoa, as ervas e o azeite em uma panela e refogue brevemente, por apenas alguns segundos. Acrescente água e leve ao fogo por 10 a 20 minutos. Deixe cozinhar, monitorando a panela. A quinoa estará cozida quando os grãos tiverem aparência translúcida e todo o líquido for absorvido. Solte os grãos com um garfo e deixe coberto com a tampa por mais 10 minutos.

 

Dicas da loja Missão para você

Não basta tomar esses sucos deliciosos durante o dia e abusar no consumo de farinha branca, açúcar e sal refinados. É possível fazer substituições sutis desses alimentos, sem que haja grandes mudanças no sabor da comida.

A loja Missão, uma das melhores na região em alimentos orgânicos e naturais, dá algumas dicas de grãos e farinhas que podem ajudar muito em problemas crônicos e melhorar drasticamente a qualidade de vida. “Para substituir a farinha branca, farinha de arroz, polvilho doce, amido de milho e fécula de batata são ótimas opções. Algumas, menos conhecidas, como farinha de amêndoa, de castanha de caju e de grão de bico também não deixam a desejar”, explica Elis Missão, proprietária da loja.

Há alguns grãos que enriquecem a alimentação e agregam sabor a pratos mais comuns, como linhaça, quinoa e chia. De acordo com Elis, a linhaça é rica em fibras e Omega – e é ótima para enriquecer farinhas. Além disso, é capaz até de substituir o ovo!

A quinoa é rica em cálcio e potencializa o sistema imunológico. É possível substituir o arroz por ela (confira a receita)!

Já a chia pode ser um ótimo anti-inflamatório, além de conter o colesterol e a diabetes. Boa para constipação também.

É importante saber que, se bem informado, é possível cortar alguns alimentos que não são tão bons para a saúde, mesmo que, hoje, pareçam indispensáveis.

Com o tempo, as mudanças podem ser maiores, até porque não há nada de mal em querer dar uma de Bela Gil na cozinha, não é mesmo!?