6ª Volta à Caserna reúne mais de mil ex-soldados no Quartel de Itu

Ex-soldados puderam se reencontrar e fazer novamente o juramento à Bandeira Nacional/ Foto – André Roedel

A manhã do último domingo (20) foi festiva no Regimento Deodoro, com a realização da 6ª edição da Volta à Caserna. O evento homenageou os ex-militares e reservistas que serviram no Quartel de Itu. Apesar da chuva, cerca de mil pessoas compareceram às comemorações e puderam rever amigos e relembrar os tempos de serviço militar.

Entre as atividades, foi realizada uma formatura, na qual os reservistas puderam marchar novamente no pátio Marechal Levi Cardoso e renovaram o compromisso com a Bandeira Nacional. Entre civis e militares, destacam-se as presenças do Tenente Coronel Erb Lyra Leal, atual comandante do Quartel ituano, e do General Francisco Roberto de Albuquerque (ex-comandante do Regimento Deodoro e do Exército Brasileiro).

Além de exposição de viaturas e materiais militares, o evento contou com homenagem ao Sargento Lineo Henrique da Costa, que ganhou uma placa comemorativa. Ao fim da cerimônia, houve um simbólico tiro de obuseiro disparado pelo mais antigo militar presente, Cabo João, da 1ª Bateria de Obuses de 1945.

Ao JP, o comandante do Quartel de Itu disse que o bem mais importante do Exército Brasileiro é o ser humano. “Essa é a marca maior da força terrestre do Brasil, a valorização do ser humano. Daí a relevância desse evento que nós fazemos anualmente, para que todos possam reencontrar amigos de outras épocas e renovar aquele sentimento de patriotismo”.

O Tenente Coronel também falou sobre a moralidade em tempos políticos conturbados. “O nosso momento político pede que nos lembremos mais do que nunca que os nossos compromissos têm que ser com a pátria, com o Brasil, e não com interesses pessoais. Isso está muito acima de qualquer ambição pessoal, de qualquer opinião. Se nós pensarmos em termos de país, essa divisão que hoje é pregada não vai nos levar a lugar nenhum”.

Já o General Albuquerque falou da emoção de retornar ao seu “lar”. “É uma emoção muito grande. Eu vivi 54 anos dentro do Exército, mas ainda hoje, quando eu reúno os companheiros do passado, eu realmente relembro de todos os fatos que ocorreram ao longo da nossa vida”, disse. “É uma grande família. E essa reunião mostra o amor que cada um tem por essa família verde-oliva”. (André Roedel)

4 comentários em “6ª Volta à Caserna reúne mais de mil ex-soldados no Quartel de Itu

  • 08/08/2018 em 21:10
    Permalink

    Servi o exército em Itú, sou da turma de 1967, da qual tenho orgulho. Relembro de meus colegas da Bateria BC II, dos tempos que nos convivemos juntos, do qual tenho saudades. Que de tudo certo de nós se encontramos, com a organização de meu velho companheiro hoje sargento Lineu, abraço.

    • 15/06/2020 em 14:24
      Permalink

      Grande Macedo! Somente hoje, vi o seu comentário. Saudades do querido amigo da BC2/67.

  • 07/03/2019 em 16:18
    Permalink

    Quero participar do próximo encontro volta a caserna. Sou da turma de 1966 soldado Cruz 511 bateria bc 2

  • 19/03/2019 em 21:49
    Permalink

    Servi no ano de 70 na BC2. Ano difícil onde saímos em abril para caçar o terrorista Lamarca no vale da Ribeira. Sem experiência em manuseio de arma. Nós com mosquetão o o Lamarca com fall. Sem chance. Ele conhecia a região como a palma da mão. No fim ele conseguiu fugir. Rendeu 4 soldados e um sargento da nossa bateria. Mas sinto saudade daquele tempo.

Os comentários estão desativados.