8 de março: Dia Internacional da Mulher

A ativista Clara Zetkin é um símbolo da luta das mulheres em busca de igualdade (Redes Sociais)

Em 08 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data surgiu em referência a um movimento em Nova York, em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam exigindo redução das jornadas de trabalho, melhores salários e direito ao voto. Isso gerou nos EUA, o Dia Nacional das Mulheres.

A proposta da internacionalização veio anos após, com uma mulher de nome Clara Zetkin, uma ativista comunista e defensora dos direitos da mulher, em 1910, durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, capital da Dinamarca.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça, sendo que o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado de fato em 1975, quando a Organização das Nações Unidas – ONU começou a comemorar a data.

Há uma versão também que registra um protesto de mulheres russas, em 08 de março de 1917, quando milhares foram às ruas, que ficou conhecido como “Pão e Paz”. Neste protesto, as mulheres reivindicavam também melhores condições de trabalho e de vida.

Curiosidades – Em 05 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Mulher Indígena e 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

Pouca gente sabe, mas também existe o Dia Internacional dos Homens. Ele é comemorado em 19 de novembro. Esse dia, entretanto, embora seja comemorado desde 1990 em mais de 80 países, ainda não tem o reconhecimento da ONU.