Itu atinge a marca de 110 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid
A cidade de Itu atingiu a marca de 110 mil pessoas vacinadas com, ao menos, a primeira dose ou dose única do imunizante contra a Covid-19. O número corresponde a cerca de 90% da população adulta do município – que, segundo última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem ao todo 175.568 pessoas.
“Atingimos a marca de 110.000 ituanos adultos vacinados contra a Covid-19 com a 1ª dose ou dose única em Itu. Esta é uma luta incessante a favor da vida. Nossa meta é imunizar a todos. Agradecemos aos profissionais da saúde e os voluntários que se dedicaram até aqui”, publicou a Prefeitura nas redes sociais.
Segundo o boletim de quinta-feira (05), 105.809 pessoas receberam a primeira dose, 35.821 receberam a segunda dose e 5.159 receberam dose única da vacina em Itu. E a campanha de vacinação, que tem sido bastante elogiada na cidade pela celeridade e organização, prossegue na segunda-feira (06). O público-alvo são as pessoas com 25 anos ou mais. Também há aplicação da segunda dose – veja cronograma abaixo.
Já o comparecimento dos ituanos para o recebimento da 2ª dose tem sido monitorado pela Secretaria, que disponibiliza datas de repescagem para cada grupo e também realiza busca ativa para chamamento de quem não compareceu na data prevista.
Baixa procura?
Nesta semana, o secretário de Educação Plinio Bernardi Junior publicou estar havendo pouca adesão dos mais jovens à vacinação em Itu – o que prejudica o coletivo. A reportagem do JP questionou a procedência da informação, com a administração informando que “toda manifestação que oriente acerca da importância da vacina é vista com bons olhos por parte da Secretaria Municipal de Saúde”.
A vacina para o público mais jovem, na faixa etária de 25 anos, teve início na quarta-feira (04), em três pontos distintos e a secretaria, até o fechamento desta matéria, ainda não dispunha de dados significativos para emitir um balanço a respeito.
Mas a Prefeitura ressalta que parte significativa desse público (cerca de 20%) já se vacinou em etapas anteriores da campanha por se encaixarem em outros grupos como, por exemplo, profissionais da saúde e de segurança, gestantes, puérperas, trabalhadores da Educação e comorbidades.
Outro fator a ser considerado, frisa a administração municipal, é o de que esse público se encaixa na faixa etária economicamente ativa, havendo maior procura pela imunização em horário após o expediente.
Vacina Já
A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Helena Rubira Pacífico, enfatiza a importância da vacina contra a Covid por apresentar proteção elevada contra as formas graves da doença, além de já indicar redução no número de óbitos e internações de pessoas que integram os grupos que receberam as duas doses do imunizante.
Ela menciona que a história da humanidade revela que a vacinação é fundamental no controle de pandemias e disseminação de doenças, mesmo não havendo vacina que tenha eficiência de 100%. Ressalta ainda que as pessoas precisam manter as medidas sanitárias contra a Covid e o uso de máscaras, mesmo que tenham recebido as duas doses da vacina.
VACINAÇÃO EM ITU – das 7h às 12h e das 15h às 19h
Prefeitura (drive-thru)
Segunda-feira (09/08)
- 1ª dose para pessoas com 25 anos ou mais
- 2ª dose para quem tomou a 1ª dose de Astrazeneca (Fiocruz) até o dia 17 de maio
FAMA Museu
Segunda-feira (09/08)
- 1ª dose para pessoas com 25 anos ou mais
- 2ª dose para quem tomou a 1ª dose de Coronavac (Butantan) até o dia 12 de julho
Subprefeitura do Pirapitingui
Segunda-feira (09/08)
- 1ª dose para pessoas com 25 anos ou mais
- 2ª dose para quem tomou a 1ª dose de Astrazeneca (Fiocruz) até o dia 17 de maio
- 2ª dose para quem tomou a 1ª dose de Coronavac (Butantan) até o dia 12 de julho
– Vacina sim e fora Bolsonaro.