Comércio ituano conta com aumento de vagas temporárias neste final de ano
De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 2021 deverá contar com 94,2 mil vagas temporárias de emprego até o final do ano – o maior número em oito anos. Já pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima a abertura de 105 mil vagas até dezembro pelos setores varejista e de serviços. O avanço da vacinação contra a Covid-19 e o consequente aumento da circulação de consumidores impulsionam tais números.
Para saber se a cidade acompanha o cenário nacional, o Periscópio conversou com o secretário municipal de Emprego de Itu, Olavo Volpato, que comentou com otimismo. “Devido à retomada econômica, após um período pandêmico no último ano, muitos comércios estavam fechados ou atendendo de forma remota. Neste ano esperamos superar as expectativas de contratações, tendo como base o CAGED que o setor de serviços vem sendo o principal indicador desta retomada”.
“Neste ano tivemos uma grande integração do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) às condições de capacitação de mão de obra especializada e um direcionamento para os candidatos saberem como elaborar seu Curriculum e como se portar em uma entrevista, potencializando sua chance de ingressar ao mercado trabalho”, acrescentou o comandante da pasta.
O CAGED mencionado por Olavo Volpato, é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia. De janeiro a outubro deste ano, Itu contou com um saldo positivo de 2.920 vagas de emprego, com os meses de novembro e dezembro ainda não sendo computados.
A reportagem conversou também com outras pessoas ligadas ao comércio. Davi Rodrigues Sorrechia, gerente de uma loja de calçados situada na Rua Floriano Peixoto, comentou que neste final de ano foram feitas nove contratações temporárias no estabelecimento, contra seis do ano passado. “Com oportunidades de efetivação”, frisa ele. Entre as contratadas está Lilian Cleide Gomes Pereira, de 30 anos.
Contratada de forma temporária até o dia 24 de dezembro, ela fala sobre a experiência. “Para mim está sendo boa, estou gostando bastante, todos trabalham em equipe aqui. A gente sempre busca mostrar o melhor, bater a meta para ser contratada fixa”.
A seu favor, Lilian possui experiência de já ter trabalho no comércio, sendo que em seu emprego anterior foi contratada de maneira temporária e acabou permanecendo por três anos, depois de ter sido efetivada. Lilian aproveita para aconselhar. “Entre não focado no mês que vai ficar, dê o seu melhor para você ser efetivado, porque tem muita oportunidade”.
Já em uma loja de roupas também situada na cruzamento das ruas Floriano Peixoto e Madre Maria Theodora, as contratações não foram temporárias e sim fixas, pois o estabelecimento foi inaugurada no dia 24 de novembro. Com isso, foram gerados 16 empregos, de acordo com a gerente Jéssica Cristina Monteiro.
Expectativa de vendas
O Periscópio também ouviu o comércio ituano a respeito da expectativa de vendas. Em nota, a Associação Comercial e Industrial de Itu informou que a expectativa é de crescimento de até 10% em relação ao ano passado, “pois as pessoas estão circulando mais, graças a vacinação”. Já para o gerente da loja de calçados, Davi Rodrigues Sorrechia, a expectativa é de um aumento de 5% comparando com 2019, uma vez que “2020 não pode ser comparado a nada, devido à grave situação de pandemia”.
Voltando a comparar com 2019, Davi comenta que sentiu uma grande diferença no momento de agir das pessoas. “Até 2019, a gente via mais aquele individualismo. A pessoa vinha para comprar um calçado só pra ela. Depois de tudo isso que estamos passando em relação à pandemia, agora vemos as pessoas vindo comprar para os pais, para os filhos, para a esposa, o marido, os tios, enfim, estão priorizando mais a família”.
Embora a unidade de uma loja de roupas e acessórios que gerencia tenha inaugurado no dia 24 de novembro, Jéssica Cristina Monteiro comenta que, comparando com a outra unidade em que atuava, a expectativa também é de aumento nas vendas de Natal e Ano Novo de 10% em relação ao ano passado.
“Com o pagamento da segunda parcela do 13º salário e a aproximação do Natal, o movimento cresce ainda mais e a tendência é que as vendas acompanhem esse fluxo”, conclui Jéssica.