Palavra Livre: situação hídrica é assunto abordado
A situação hídrica de Itu foi o tema mais comentado na palavra livre da sessão desta terça-feira (03). A vereadora Patrícia da ASPA (PSD) citou alguns bairros que estariam sofrendo falta d’água, como Itaim e Vila Ianni. “O que está acontecendo? Além de ficar sem água, as pessoas ligam revoltadas na CIS e o descaso é muito grande”, declarou.
Ela cobrou que a autarquia se prepare para o período de estiagem, que já começa a trazer reflexos no abastecimento. Dr. José Galvão (UB) também criticou o atendimento da CIS, apontando que a companhia sempre dá “desculpas esfarrapadas que já são até padrão”. Já Eduardo Ortiz (MDB) disse que a situação da falta d’água é generalizada.
Ele recordou o protesto realizado na semana passada no bairro Portal do Éden e apontou que “tudo sinaliza” que o rodízio de abastecimento começará em breve na cidade. No mesmo dia da sessão, a CIS comunicou que não há previsão para adoção de novo rodízio de abastecimento em toda a cidade, mas pediu a colaboração da população na economia de água.
Maria do Carmo Piunti (PSC) também foi enfática em relação à situação hídrica. Ela citou que mal terminou um rodízio e já não temos água. Ela também comentou o que chama de “estelionato eleitoral”: a afirmação de que Itu teria segurança hídrica. “Vários bairros da cidade estão ficando sem água. No Portal do Éden foi mais, mas tem bairros que ficam a chegar quatro dias sem uma gota de água na torneira”, afirmou a vereadora.