Itu ganhou seis novos supermercados em quatro anos e mais três serão abertos até 2023

O número de supermercados que vem sendo abertos no município tem sido grande nos últimos anos. De 2019 até hoje já foram inaugurados seis supermercados na cidade, sendo quatro deles na região central e um na região do Pirapintingui. Até o fim de 2023 mais três empreendimentos desta natureza devem abrir suas portas.

O último supermercado inaugurado foi o Oba Hortifruti, em março deste ano. Janaína Borges, Gerente de Marketing da rede, explica a decisão de ter vindo para Itu. “Itu está em uma região promissora do interior do Estado de São Paulo, sendo destaque como uma das 100 melhores cidades do Brasil para se fazer negócio. Por isso, mesmo após o cenário desafiador da pandemia, o município foi escolhido”, disse a gerente.

Para o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio (SECOM) e vice-prefeito de Itu, Luciano Ribeiro (PL), a pandemia ajudou a alavancar o setor. “A pandemia favoreceu esse setor com o aumento da população das cidades do interior. Antes as famílias passavam apenas o fim de semana nos condomínios e agora moram na cidade e, consequentemente, ampliaram o consumo no município e fortaleceram o setor”. Luciano frisa ainda que chegarão novos empreendimentos no município, em referência aos supermercados Caetano, Delta e Pão de Açúcar – este último abrirá mais uma unidade em Itu.

As unidades ainda previstas para abrir devem gerar cerca de 400 vagas diretas de trabalho, segundo a avaliação de especialistas. Motivo de comemoração para a Prefeitura de Itu, que irá aumentar o número de empregos formais no município. Para o governo municipal, inclusive, a geração de renda por meio do aumento de empregos CLT que a cidade vem acumulando é um dos fatores para tornar a cidade tão atrativa para esse tipo de investimento.

A Prefeitura também elenca a lei de incentivo fiscal criada ainda no primeiro mandato da gestão do prefeito Guilherme Gazzola (PL), a infraestrutura oferecida na cidade como coleta e tratamento de esgoto, asfalto, iluminação de LED, pontes e avenidas para facilitar a mobilidade urbana e a ótima localização do município.

Mas a verdade é que essa tendência não é uma exclusividade de Itu. Um levantamento realizado em 2021, pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, mostra que somente nos seis primeiros meses de 2021 o número de novas unidades de supermercados abertas no país foi 43,9% maior, comparado com as aberturas no mesmo período do ano anterior. Somente em São Paulo foram sete mil novas unidades.

O segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão desde 2015. Até 2018, o aumento do número de novas unidades variou positivamente entre 15% e 20% sempre que comparada ao semestre anterior. Já em 2019, o número de novas unidades inauguradas foi 39,5% maior quando comparada ao primeiro semestre de 2018.

Edição: Gabriela Araújo | Texto e reportagem: Agenor Neto e Gabriel Piccinin