Itu festeja Nordeste entre ataques políticos

Acontece neste fim de semana, no Centro Esportivo e de Lazer “Titi”, a 2ª Festa Nordestina de Itu. O evento, tem a intenção de celebrar a cultura nordestina na cidade, que é composta por muitos migrantes, cerca de 10% da população, segundo Censo de 2010.

O evento, no entanto, será realizado em um momento conturbado, já que, após as eleições do primeiro turno realizadas no último domingo, o Nordeste virou alvo de ataques criminosos por parte de eleitores bolsonaristas descontentes com o resultado nas urnas alcançado pelo oponente, Lula (PT), na região.

 Os ataques, disparados principalmente pela internet, se intensificaram bastante durante a semana, causando grande repercussão na mídia .Porém, é justamente para quebrar com esse preconceito que a Festa Nordestina surgiu e se faz mais atuante do que nunca, este ano, segundo seus organizadores. “Em tempos de ódio, esse tipo de evento reforça a diversidade cultural. Mostra que há o espaço do outro. Infelizmente, muitas pessoas estão mostrando o seu pior e esquecem que somos todos um só”, afirma Felipe Cavalheiro, presidente da Associação Amigos da Diversidade, entidade que, ao lado da Companhia Folia de Reis Estrela do Oriente, são os criadores do evento.

O evento contará com comidas típicas, shows, área kids e diversas atrações. O objetivo é incentivar e fomentar a cultura nordestina, além de proporcionar um ambiente cultural familiar com diversas expressões artísticas diferentes. A música, por meio dos shows típicos; a cultura afro, através da capoeira e apresentação de curimba; e a culinária, com comidas típicas nordestinas entre outras.

 A festa é gratuita e teminício às 15h, tanto hoje (08) quando amanhã (09). O Centro Esportivo e de Lazer “Titi” fica localizado na Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, 53, Cidade Nova I, ao lado da Subprefeitura do Pirapitingui.