Copa do Mundo deve movimentar o comércio de Itu
A Copa do Mundo de futebol terá início no dia 20 de novembro e a expectativa de bares, restaurantes e lojas de artigos para festas, na cidade, é grande. Segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo), 51% dos comerciantes entrevistados em pesquisa da Associação dizem ter pretensão de contratar funcionários temporários até dezembro, em razão dos jogos.
O vice presidente da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII),Rafaello Lorenzon, acredita que os comércios que tem mais ligação com a Copa (bares, restaurantes e artigos para festas) terão um aumento nas vendas.Segundo Lorenzon, há também umimpacto nos supermercados, em razão do pessoalqueassiste aosjogos emcasa e reúne amigos. “Já percebemos uma movimentação grande no comércio, principalmente lojas de festas e acessórios como bandeiras, camisas do Brasil, e esse tipo de coisa. Nos dias de jogos a gente espera um bom movimento em bares e restaurantes. É difícil falar em expectativa. Mas eu acredito que isso deve impactar de 5% a 10%. A expectativa é boa, com certeza”, completa Lorenzon.
Os proprietários de um bar e restaurante de Itu, Robinson dos Santos Junior e Felipe Luis Sabadin, comentam que alguns restaurantes e fast-foods já estão até com pratos promocionais e inspirados nos jogos. Os sócios do restaurante estão animados e esperam um aumento de público por conta da Copa. “Há expectativa de um crescimento significativo nas vendas já que a Copa ocorrerá em um horário comercial, em que poderemos abrir o restaurante. O movimento já está ficando mais forte”, dizem os sócios. Felipe e Robinson afirmam que o estabelecimento vai contar com pacotes e ações especificas durante os jogos.
A sócia de uma loja de artigos para festa ,Ariane Amaral, diz ter tido dificuldade para encontrar produtos relacionados a Copa. “Começamos nosso abastecimento em junho e já encontramos falta de mercadorias devido a uma grande procura de revendedores. Isso fez com que aumente nossa expectativa e que vale investir em itens verde e amarelo”, conclui a empresária.
Os restaurantes do empresário Luís Fernando Berti, terá mudanças no público consumidorquando os jogos começarem. “Nosso movimento muda no dia do evento, no dia do jogo. A Copa sempre gera uma grande expectativa e melhoras nas vendas dos restaurantes, já que o ‘país para’, para ver os jogos. O restaurante sempre é um grande atrativo, pois gera comodidade e facilidade para as pessoas”, completa o empresário.
Texto e reportagem: Felipe Sinhá