Urologista frisa importância do diagnóstico precoce contra o câncer de próstata
Este mês marca mais uma edição da campanha “Novembro Azul”, que visa a conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata – doença que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mata aproximadamente 15 mil homens por ano. Ainda de acordo com o Inca, anualmente são diagnosticados 68.220 novos casos da doença no país. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Já os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça ( homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.
Nesta semana, o Periscópio conversou com o Dr. Thiago Cury, urologista cooperado da Unimed Salto/Itu. À reportagem, ele comentou sobre a importância da campanha. “A campanha do Novembro Azul já está consolidada como uma forma de conscientização para a promoção da saúde masculina. O câncer de próstata é a doença maligna mais comum nos homens e não pode ser prevenida, porém é possível se fazer o diagnóstico precoce com exames básicos e com isso aumentar as chances de cura.” O médico destaca que os “homens saudáveis que nunca foram ao médico se beneficiam muito disso [da campanha], pois além dos exames visando a detecção precoce do câncer, pode-se detectar ou prevenir diversas outras doenças”.
Apesar da campanha de conscientização que é realizada, ainda há muito preconceito. “Infelizmente ainda há uma resistência por parte de muitos homens em passar rotineiramente com urologista”, comenta Dr. Thiago que explica ainda que, segundo dados recentes, o número de homens resistentes a procurar um médico “vem diminuindo em parte graças a campanhas de conscientização como esta que desmistificam os exames e mostram a importância da prevenção de doenças”.
Para prevenção precoce do câncer de próstata, de acordo com Dr. Thiago, “são necessários o toque retal e o exame de PSA, colhido no sangue. Caso venha alguma alteração, outros exames podem ser exigidos como ressonância magnética, biopsia de próstata e atualmente alguns testes genéticos já podem ser colhidos em casos selecionados”. Especificamente para a prevenção do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda os exames preventivos a partir dos 50 anos e a partir dos 45 anos caso tenha um familiar com histórico de câncer de próstata.
Porém, o urologista destaque que “para promoção de saúde e prevenção de doenças não há um limite. As mulheres desde muito jovens já tem o hábito de frequentar o consultório do ginecologista, e nós urologistas temos o objetivo de mostrar a importância para o homem, desde a infância, ter o hábito de passar rotineiramente em consulta”.
Em caso de diagnóstico de câncer de próstata, Dr. Thiago esclarece que trata-se de uma doença cujo “tratamento varia muito com o momento do diagnóstico. Casos bem iniciais podem ser acompanhados de perto, sem nenhum tratamento invasivo [chamado de vigilância ativa] até as cirurgias da retirada do órgão, a prostatectomia radical, que pode ser realizada de forma aberta convencional e minimamente invasiva, com o auxílio da videolaparoscopia ou da plataforma robótica”, prossegue.
“Casos mais avançados podem dificultar as chances de cura e tratamentos mais agressivos como radioterapia, deprivação androgênica [castração química ou cirúrgica] e até quimioterapia podem ser necessários”, explana o urulogista. Com a Covid-19, houve uma queda na procura para a realização de exames, porém com o “abrandamento” da pandemia houve um aumento na busca médica. “Paciente que antes estavam receosos de procurar serviços de saúde agora estão até mais preocupados com outros aspectos da saúde que ficaram em segundo plano quando a preocupação era apenas Covid-19”, comenta o urologista.
“Os serviços de saúde também estão mais disponíveis para receber pacientes por outros motivos. Laboratórios tem mais vagas para exames como PSA (ao passo que menos exames de Swab para PCR de Covid-19 são realizados) e hospitais têm mais leitos de internação disponíveis para tratar outros problemas”, acrescenta o profissional.
Dr. Thiago aproveita para deixar uma mensagem. “Mais que prevenção do câncer de próstata, a campanha do novembro azul se faz importante para mostrar aos homens a necessidade de acompanhamento médico frequente com intuito de prevenção e promoção de saúde. Mesmo que apenas para sanar dúvidas quanto higiene íntima ou início da atividade sexual, nós urologistas estamos dispostos a ser a referência para a saúde global dos homens desde a infância para que, ao chegar na idade necessária para realizar os exames preventivos da próstata, acompanhamento urológico de rotina seja uma atividade habitual na vida desses homens”, conclui.
APOIO: Na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo (vitória sobre a Sérvia por 2 a 0), chamou a atenção o novo visual do goleiro do Brasil, Alisson, que apostou em um “bigodão”. O estilo, no entanto, faz parte de uma ação de conscientização do câncer de próstata. A campanha publicitária chamada “Bigodes Pela Saúde do Homem” foi idealizada por uma marca de lâminas de barbear e pela agência Grey Brasil, e visa conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde. O bigode é um símbolo do Novembro Azul reconhecido em todo o mundo.