Conheça o trabalho do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista
Entre segunda-feira (03) e quinta-feira (06) foi realizada na cidade de Itu a Semana de Conscientização do Autismo “Mais informação, menos preconceito”, com uma série de atividades sendo realizadas no Núcleo de Apoio Municipal ao Autista. O espaço, que está situado na Rua do Patrocínio, 113, no Centro, completou dois meses de atendimento no último domingo (02).
O Núcleo de Apoio Municipal ao Autista tem como objetivo o atendimento e a estimulação precoce para potencializar os resultados das terapias e conta com atendimento psicológico, de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutricionista, neuropediatria e psiquiatria infantil.
Ao Periscópio, a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo faz um balanço desses dois meses e destaca a importância do espaço. “O diagnóstico precoce é de grande importância e contribui com o desenvolvimento dos nossos assistidos. É um orgulho termos em Itu um serviço tão bem estruturado e com capacidade de auxiliar não só às crianças e adolescentes (assistidos com até 18 anos) por meio de equipe multidisciplinar, mas também aos pais e cuidadores que recebem de nossa equipe apoio psicológico e participam de grupos de orientação desenvolvidos no local”, afirma.
Desde o início das atividades, o equipamento já atendeu um total de 110 crianças e adolescentes para diagnóstico e elaboração de tratamento individualizado. “Esse número comprova a sensibilidade do prefeito Guilherme Gazzola (PL) em considerar a demanda existente e mobilizar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para desenvolver esse espaço de tratamento e acolhimento”, destaca.
“Para ter acesso ao Núcleo, se faz necessário encaminhamento médico. Com o encaminhamento em mãos, o paciente passa por avaliação com equipe multidisciplinar”, esclarece Janaina.
O JP conversou também com a enfermeira Ana Paula Lupo, coordenadora do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, que comentou sobre novidades que serão implantadas. “Já estamos fazendo algumas adequações para aumentar o núcleo. Vamos ter mais duas salas grandes de atendimento multidisciplinar e para fazer algumas atividades como aulas de jiu-jitsu, capoeira e musicoterapia. Vamos colocar farmácia aqui também. As famílias não precisarão ir para outro setor. A previsão é de que as obras sejam concluídas ainda no primeiro semestre deste ano”, conta Ana Paula.
A coordenadora comenta ainda a importância da estrutura encontrada no núcleo. “Quanto mais precocemente a gente atende e desenvolve com essa equipe disciplinar, a gente vai melhorar essa qualidade de vida, o desenvolvimento dessa criança para que ela fique o melhor possível na fase adulta”
Nesses dois primeiros meses, o núcleo fez uma média de 110 triagens. “A Unidade Básica de Saúde encaminha para cá, fazemos a triagem com os pais, depois a avaliação, essa avaliação passa por quatro profissionais, depois há a reunião de equipe para montar m projeto terapêutico individualizado”, explica Ana Paula. Mais informações a respeito do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista podem ser obtidas pelo telefone (11) 4850-7058.