Plataforma de lançamento


Rodrigo Tomba
Especial para o Periscópio

A esquina da Rua Floriano Peixoto com a Rio Branco, no Centro de Itu, tem muitos apelidos: esquina do buchicho, canto da fofoca e, mais recentemente, plataforma de lançamento. Isso porquê o local se tornou o mais frequentado por pré-candidatos a eleição municipal de 2024, tudo graças ao “comandante”, alguns chamam de “presidente”, daqueles poucos metros quadrados de muita falação: Carlos Eduardo Cardeal Santoro, o conhecido Dado Santoro.

Sempre ‘antenado’, Dado é uma daquelas pessoas que detém informações privilegiadas dos bastidores políticos da cidade de Itu. E razões para isso não faltam. Primeiro, ele é querido pela esquerda, direita, centro, oposição, situação… não importa. Todos são seus amigos, frequentam seu comércio e compartilham informações, muitas confidenciais. Segundo, porquê ele está num dos pontos mais “políticos” da cidade. 

A Óptica Duílio, comandada por Dado há anos, é o centro deste ponto que tem, de um lado a Padaria Santo Antônio, reduto de encontros diários de personalidades conhecidas da cidade, inclusive o atual prefeito, Guilherme Gazzola (PL), e muitos vereadores, e do outro a Câmara Municipal de Vereadores, onde muito da política acontece. Há um terceiro fator primordial: a paixão de Dado pela política, pela cidade e pelas pessoas.

Tudo isso deu para ele visibilidade e credibilidade capaz de torna-lo um verdadeiro influencer político em Itu. Fato que se concretizou no início do mês de março, graças ao ex-prefeito, e atual pré-candidato a prefeito de Itu, Herculano Passos Júnior. “No dia 07 de março o Herculano veio aqui e disse que eu era o primeiro a saber oficialmente que ele era pré-candidato a prefeito de Itu. Eu tirei uma foto, postei nas redes sociais contando a novidade”, afirma Dado. 

No dia seguinte, Dado foi à Prefeitura participar da confraternização de um grande amigo que se despedia do serviço público. “Lá eu encontrei o prefeito, a Janaina (Camargo, atual secretária de Saúde de Itu), tirei uma foto e postei nas redes sociais dizendo que eu sabia de um segredo, que alguém da foto seria candidato”. Pronto! Depois disso a Óptica Duílio passou a ser visitada por inúmeros pré-candidatos a prefeito e a vereança que desejavam ser anunciados por Dado. Não havia mais como negar, Dado se concretizava como o mais novo influencer político de Itu. 

João Pestana, Ricardo Giordani, José Galvão, Coquinha, Gabriel Carvalho, Carmo Gandra, Fábio Santos, Guilherme Bünger, Moacir Cova são alguns dos nomes de pré-candidatos que já foram pedir a ‘benção’ do Cardeal Santoro. E claro, ganhar alguns likes e ‘cair na boca’ do povo.

E o movimento só está começando, a tendência é aumentar, e muito, as visitas de pré-candidatos. E não há dúvida que as redes sociais do influencer político Dado Santoro será uma das mais visitadas no ano de 2024.

Dados da história

A relação de Dado com as campanhas políticas de Itu, no entanto, tem história. Há mais de 20 anos que o empresário dispõe em frente a sua óptica, durante as eleições, de um grande quadro para que os candidatos exponham seus ‘santinhos’ (propaganda impressa com informações como nome e número do candidato, distribuída durante as eleições). “Virou mania, tradição, o pessoal sempre pergunta dos quadros de ‘santinhos’ e agora não pode deixar de ter”, comenta. 

Outra tradição lançada por Dado há anos é o concurso de quem mais acerta os nomes de vereadores eleitos. O vencedor sempre leva um prêmio da Óptica. A cartela para participar do concurso é sempre publicada no Periscópio, assim como o nome do ganhador.

Essa interação do empresário e comerciante com a política e com as campanhas, sempre em tom descontraído, mas respeitoso, o ajudou a torna-lo uma referência na política de Itu, mesmo sem atuar de forma direta no processo. Mas não pense que Dado nunca tentou.

Em 2020, Dado Santoro foi candidato a uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Itu pelo Cidadania. Não ganhou, mas fez bonito e acumulou mais de 720 votos. “Fui candidato porque meu pai ficou pegando no meu pé para eu sair, o Guilherme (Gazzola) também insistiu”, explica. Mas pondera: “uma das coisas que me impede de entrar na política como candidato novamente é que a gente acaba perdendo muito amigo”, e para ele amizade não tem preço. “Eu não consigo. Fico com os amigos e dispenso o cargo”, finaliza Dado.