Itu foi palco de vários filmes nacionais
Em 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Nacional. Itu tem papel de destaque, uma vez que a cidade foi palco de várias produções ao longo dos anos. Além de algumas produções que retratam a história da cidade, Itu tornou-se famosa pelas produções comerciais que levaram grandes públicos aos cinemas.
Com belas paisagens e excelente clima e boa iluminação natural, a cidade abrigou diversas produções como filmes documentários, westerns, caipiras, cangaços, comédias, entre outros e até mesmo novelas e seriados para TV.
Só para citar alguns exemplos de produções realizadas na cidade, destacam-se “Luar do Sertão”, “O Caçador de Esmeraldas”, “Quelé do Pajeú”, “Casinha Pequenina”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “Rogo à Deus e Mando Bala” e “Chão Bruto”, entre outros.
Um grande e marcante sucesso fez apologia à fama de grandeza da cidade em uma comédia que levou multidões aos cinemas: “O Bem Dotado – O Homem de Itu”, que teve como protagonistas Consuelo Leandro e Nuno Leal Maia.
Em termos de artistas famosos, filmaram na cidade ao longo de tantos anos no século XX, nomes como os saudosos Tarcísio Meira, Maurício do Valle, Leila Diniz, Jofre Soares, Nhá Barbina, Nhô Juca, Mazzaroppi, Simplício e outros, além de vários que ainda estão entre nós como Sonia Braga, Davi Cardoso, Glória Menezes, Matilde Mastrangi, Emiliano Queiroz dentre outros.
Finalmente, grandes diretores também escolheram a cidade para suas produções, como, por exemplo Amácio Mazzaropi, Lima Barreto e o saltense Anselmo Duarte.