Museu da TAM será transferido para Itu
O acervo do antigo museu da TAM, o “Asas de um Sonho”, será transferido para Itu. A informação foi dada primeiramente pelo jornal “O Globo”. O acervo será assumido por Marcos Amaro, que é empresário da aviação e mecenas, além de ser filho do Comandante Rolim Amaro (fundador da TAM) e responsável pelo Centro Cultural Fábrica São Pedro, onde ficará o acervo de mais de 100 aviões, incluindo uma réplica do 14-Bis de Santos Dumont.
O museu atualmente ocupa um hangar de 25 mil m² no Aeroporto de São Carlos, mas está há anos fechado. Havia uma promessa da Prefeitura de São Carlos colaborar com a reativação do museu, mas isso não ocorreu. Segundo a AERO Magazine, o primeiro avião da TAM, um Cessna 140, que pertencia ao Comandante Rolim, e que foi também o avião que Marco Amaro fez seu voo solo, já está em Itu, em uma área de destaque.
A expectativa, segundo o jornal “O Globo”, é que o museu seja aberto em Itu ainda no primeiro semestre. Para isso, Marcos Amaro deverá contar com apoio da iniciativa privada e também do Poder Público. O anúncio da vinda do Museu da TAM para Itu animou o prefeito Guilherme Gazzola (PP), que já divulgou a notícia em suas redes sociais.
A vinda do Museu da TAM para Itu fortalece o turismo e a cultura de Itu e região, que já conta com o próprio Museu Fama (idealizado por Marcos Amaro), por exemplo. A localização da cidade, a cerca de 100 km da capital São Paulo, também foi um importante fator para a transferência do acervo.
À Revista ASAS, Marcos Amaro confirmou que parte da mostra poderá estar em exibição ainda este semestre. Terão prioridade os caças Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair e Messerschmitt Bf-109, da Segunda Guerra Mundial, e os Fokker 100 e Fokker 27 operados no passado pela TAM. Atualmente, o acervo está em um espaço da companhia Latam, criada em 2010 a partir da fusão da TAM com a chilena LAN.
Ótima iniciativa. + 1 demonstração de capacidade de nossa cidade.
Divulgar, é essencial para os amantes e pioneiros da aviação, como foi o Comandante.
Minha decepção: vários políticos, utilizarão essa obra, como canal de campanha eleitoreira.
Estou só na expectativa ,sou de Sorocaba morei muito tempo em Itu ,mais esperando ansiosamente por este espaço maravilhoso para levar minha família… perfeito
Lincoln Pires
Só não pode cobrar ingresso a preço exorbitante depois de aberto…
Já estou ansiosa para visitar o acervo!!!
Absolutamente genial essa iniciativa, um acervo maravilhoso que tive oportunidade de ver em São Carlos (uma pena estar fechado a tantos anos).
Além de preservar a memória da aviação, vai incrementar, e muito, o turismo de nossa região.
Parabéns aos envolvidos.