Comitê das Crianças realiza segundo encontro em Itu
O Comitê das Crianças de Itu realizou o seu segundo encontro na última terça-feira (25) no Centro Ituano de Letras e Artes (Cila). Na ocasião, o coordenador do Comitê e arte-educador – Thomas Rodrigo – deu sequência às atividades iniciadas sobre a interação dos pequenos com a cidade e como percebem o seu entorno, a fim de auxiliá-los a identificar como Itu pode ser melhor para o desenvolvimento das infâncias de forma mais livre e autônoma.
“É muito interessante perceber o pensamento das crianças sobre a cidade, ainda mais por se tratarem de alunos de diferentes escolas, moradores de diferentes locais da cidade e experiências familiares distintas”, afirmou Thomas.
Enquanto as crianças se expressavam, os pais participaram de uma atividade desenvolvida pelas psicólogas do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, Bruna Cristina Camargo Bezerra e Lais Fernandes da Silva, sobre a importância no controle do uso de telas pelas crianças e também pelos adultos.
“Eu controlo bastante o tempo que meus filhos ficam no celular e na TV e essa experiência me fez perceber a importância disso para a formação neurológica deles. As vezes me sinto culpada por realizar esta restrição, mas realmente é necessário”, comentou a mãe do Samuel e do Isaac. De forma lúdica, as profissionais convidaram os adultos a fazer uma imersão em brincadeiras que podem substituir o tempo no celular.
O Comitê das Crianças é um órgão consultivo que visa dar voz às crianças, contemplando suas ideias, propostas e demandas a respeito da cidade. A definição da composição dos integrantes do 1º Comitê das Crianças de Itu para o ano de 2024 foi feita por meio de sorteio no dia 11 de abril de 2024.
O Comitê é composto por 25 integrantes com no mínimo sete anos completos e no máximo onze anos e doze meses oriundos de escolas públicas e particulares de Itu, sendo sendo dois meninos e duas meninas residentes de cada uma das seis regiões da cidade.
O regulamento para o Comitê das Crianças é baseado no Decreto Nº 4.096, de 3 de outubro de 2023, com base nos modelos internacionais de cidades participantes da Rede Mundial Cidade das Crianças e a experiência adquirida nas composições anteriores em outros municípios.