Audiência da Alesp sobre violência contra a mulher em Itu tem novo local

A audiência externa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sobre o crescimento de casos de violência contra a mulher em Itu tem novo local: o auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”. A reunião solicitada pela deputada estadual Monica Seixas do Movimento Pretas (PSOL) seria realizada na Câmara de Vereadores, mas o uso do espaço foi negado, segundo a parlamentar.

Ao JP, Monica disse que o presidente da Câmara, Dr. Ricardo Giordani (PSB) negou o uso do espaço sem justificativa. “A gente insistiu e ele disse que não ia autorizar durante o período eleitoral. Achei estranho porque nenhum poder legislativo para durante o período eleitoral e eu não estou candidata a nada. Não há nenhum amparo legal no argumento dele além de que não posso obrigá-lo. A gente insistiu e ele disse que não ia autorizar durante o período eleitoral”, disse.

“Esse episódio me fez entender que preciso muito manter o convite aos vereadores e ao presidente da Câmara. Ainda que eles estejam em eleição, é justamente por isso que precisam ouvir as pessoas e quem está na linha de frente de atuação sobre o tema. Eles precisam se comprometer com a vida das mulheres”, prosseguiu a deputada à reportagem.

Em nota ao JP, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu informou que “recebeu, via ofício, o pedido para a realização da audiência em suas dependências. No entanto, a presidência desta Casa de Leis indeferiu o pedido em razão de a data solicitada estar dentro do período eleitoral. Tal justificativa também foi dada ao gabinete da deputada. A Câmara de Itu permanece à disposição para ceder o espaço após a realização das Eleições Municipais, marcadas para o dia 06 de outubro de 2024”.

Monica solicitou o uso e a direção do Museu Republicano/USP disponibilizou o auditório do Centro de Estudos para a reunião. Por estar em cima da hora, a data precisou ser alterada. A audiência agora será realizada no dia 19 de setembro (quinta-feira), em horário a ser informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *