Museu da Música participa da 18ª Primavera dos Museus

Na foto, Prof. Luiz Gonzaga da Costa Júnior (Acervo/Museu da Música – Itu)

Entre os dias 19 e 27 de setembro, o Museu da Música – Itu promoverá atividades que integram a 18ª Primavera dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus, cujo tema é “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O Museu da Música parte de um personagem chave na história da música em Itu e no seu acervo de partituras, instrumentos musicais, gravações e imagens, o Prof. Luiz Gonzaga da Costa Júnior, para discutir as amplas possibilidades de analisar esse material tendo como ponto de apoio a bengala utilizada pelo professor de música, dada a sua baixa locomoção.

O objetivo dos encontros e da mostra, que será construída com a participação coletiva de um grupo de colaboradores do museu e ex-alunos do maestro, que trabalhou na Escola Regente Feijó, em Itu, por cerca de quarenta anos, é explorar as amplas possibilidades do acervo e divulgação do material. A mostra estará online, em 13 de outubro, aniversário do Prof. Luizito, como era conhecido o compositor ituano. 

Todos os eventos são gratuitos e promovidos pelo Instituto Cultural de Itu, associação sem fins lucrativos, mantenedora do Museu da Música. O Museu da Música – Itu, onde todos os eventos ocorrerão, está instalado à Rua Floriano Peixoto, 480, Centro de Itu. 

BOX – Acompanhe a programação: 

Quinta-feira (19), às 19h30: Ação educativa: “A história da música na Escola Regente Feijó”, para alunos do curso “Arte, História e Patrimônio em Itu”.  

Domingo (22), às 9h30: Encontro – Diálogos, com o tema “Uma bengala no acervo? O despertar da memória e do acervo.” Evento aberto ao público em geral. Museu da Música – Itu. Participação: Luís Roberto de Francisco e Marco Rafael Leite Ribeiro. Início da curadoria coletiva da mostra. 

Sexta-feira (27), às 9h30: Ação educativa “Uma bengala no acervo? O despertar da memória e do acervo”, com estudantes da Escola Municipal Miguel Elpídio da Costa, da cidade de Cabreúva. Museu da Música – Itu.  

Domingo (13/10): Divulgação da mostra “Uma bengala no acervo? O despertar da memória e do acervo” pelo site do Museu da Música – Itu.