Proposta inovadora da Itu Casa Decor Select é livre de geração de entulho

Espaço “Essência Brasileira”, de Marcella Rezende, localizado na entrada da mostra (Foto: Gabriela Prado/Zinemática)

Começou ontem (27) a 8ª edição da mostra Itu Casa Decor Select, repleta de novidades e projetos exclusivos, com ambientes internos e externos criados e finalizados com propostas inovadoras e conscientes. Neste ano, o evento tem como tema “Casa de Fazenda”.

Inês Scisci Maciel, organizadora do evento, junto com Renata Fraia, recebeu a imprensa e influenciadores na última terça-feira (24) e destacou que a reforma do casarão e também durante a montagem não geraram entulhos.

“Tudo o que foi retirado foi doado para pessoas carentes, ONGs e instituições carentes. Nada foi para a caçamba”, enfatiza Inês, pontuando que muitos objetos do casarão estavam em bom estado.

Além disso, ela evidenciou que o chão de varvito do casarão não foi trocado, já que é patrimônio tombado em Itu: “Ele fica bonito com a proposta, é fresco, e ele só existe em Itu, então aproveitamos ele na construção de todos os espaços”.

Ana Lui, responsável pela criação do espaço “Ressignificar”, um projeto de paisagismo biofílico, comenta sobre o conceito e o processo de finalização do ambiente.

“As espécies [de plantas] da parede ao fundo do lago têm gotejo automático, gastando menos água, e as espécies da frente exigem menos irrigação”, destaca Ana, falando ainda sobre o ambiente exigir uma manutenção simples, considerando a questão hídrica na cidade.

Marcella Rezende, outra paisagista que assina o espaço “Essência Brasileira”, também trabalhou com recursos sustentáveis e que destacam o trabalho brasileiro: “No meu espaço a gente tem elementos modernos, mas a matéria-prima é consciente, então o barro dos vasos é nordestino e as madeiras são reflorestadas”.

A Itu Casa Decor Select fica na Rua Cláudio Fonseca, 502, no Parque Nossa Senhora da Candelária, e pode ser visitada até o dia 10 de novembro, das 15h às 22h de terça-feira a domingo. A bilheteria fecha às 21h e os ingressos custam R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *