Itu tem campanha pelo Dezembro Vermelho

A partir da Lei nº 13.504/2017, foi instituída a Campanha Dezembro Vermelho, que alerta a população em uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV (da Aids) e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha chama a atenção para a prevenção e proteção dos direitos das pessoas infectadas.

Trata-se de um conjunto de atividades e mobilizações com relação ao enfrentamento do HIV e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando a administração pública, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.

As ações são: promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia, realização de eventos e iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha.

Com relação às Infecções sexualmente Transmissíveis, as principais são: Doença Inflamatória Pélvica (DIP), Donovanose, Gonorreia e infecção por Clamídia, Linfogranuloma venéreo (LGV), Sífilis, Infecção pelo HTLV e Tricomoníase.

A Prefeitura, contatada pela reportagem, informou que por intermédio da Secretaria de Saúde, “realiza até o próximo dia 13, como parte do Dezembro Vermelho, a campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento do HIV e Sífilis”. 

A Secretaria informa ainda que “a testagem rápida está sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), de segunda a sexta-feira. Nas UBS, ocorre das 7h às 17h, e no AMI, das 7h às 16h”.