Museu Republicano apresenta o gabinete de Prudente de Moraes em nova exposição
![](/site/wp-content/uploads/2025/02/Escrivaninha-Almeida-Junior-1382x1000.jpg)
O Museu Republicano de Itu inaugura nesta segunda-feira (10) a exposição “Memória e Política: o trabalho de gabinete na coleção Prudente de Moraes”, que revisita a história do movimento e das instituições republicanas por meio de objetos pertencentes à coleção do primeiro civil a assumir a Presidência da República (1894-1898).
A exposição no Centro de Estudos e segue em cartaz até 11 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A visitação aos fins de semana dependerá da programação de eventos do espaço, que pode ser conferida no site do Museu.
A exposição apresenta livros, materiais de escritório e documentos que demonstram a importância do trabalho de escrita para a política da época e a preocupação com a educação cívica da população para o sucesso do novo regime político.
Todos esses objetos compunham o gabinete de trabalho de Prudente de Moraes, doados por sua família ao Museu Republicano em 1925, apenas dois anos após a inauguração da instituição. O conjunto inclui sua biblioteca, com cerca de 1.200 volumes, além de mobiliário, materiais de escritório, documentos pessoais e fotografias.
A exposição, inaugurada no mês do aniversário da cidade de Itu, é a primeira de uma série de atividades que ocorrerá ao longo de 2025 para marcar o centenário da doação dessa importante coleção ao Museu Republicano de Itu.
Sobre Prudente de Moraes
Prudente José de Moraes Barros (Itu, 1841 – Piracicaba, 1902), foi o primeiro civil a ser presidente da República e o primeiro a ser eleito, após dois mandatos militares. Advogado de profissão, foi também republicano de primeira hora, tendo participado da Convenção de Itu em 1873.
Eleito parlamentar ainda sob a Monarquia, tornou-se um dos líderes do Partido Republicano de São Paulo e, já sob o novo regime, exerceu a presidência do Senado Federal e da Assembleia Constituinte de 1890-91. Após o seu mandato presidencial, retornou para Piracicaba e voltou a atuar na advocacia, mantendo-se envolvido na política partidária.
SERVIÇO:
Exposição “Memória e Política: o trabalho de gabinete na coleção Prudente de Moraes”
Período: 10 de fevereiro a 11 de abril de 2025
Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu
Entrada gratuita
Informações via e-mail (edu.mrci@usp.br) ou telefone (11) 4023-0240, menu 3.
Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu
Endereço: Rua Barão de Itaim, 140, Centro Histórico – Estância Turística de Itu Funcionamento: Aberto de segunda à sexta das 8h às 17h
Confira mais informações: https://museurepublicano.usp.br/
Museu Republicano Convenção de Itu
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico – Estância Turística de Itu Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h