Itu realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção e da Igualdade Racial

Conferência realizada na sede da UNEI teve como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial” (Foto: Divulgação)

A 1ª Conferência Municipal de Promoção e da Igualdade Racial, realizada no último sábado (31/05) na sede da UNEI – União Negra Ituana, foi marcada por debates, participação popular e a presença de autoridades municipais. O evento foi conduzido pelo presidente da UNEI, Sidnei Cruz dos Santos, tendo palestras com Katia Cristina Silva Campos e José Marcos de Oliveira, que reforçaram a importância da conferência como instrumento de construção coletiva de políticas públicas. O prefeito Herculano Passos (Republicanos) prestigiou o evento, acompanhado do secretário municipal de Cultura, Marcello Airoldi.

Também participaram o Dr. Marcelo Luís Teixeira (presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB Itu), Marlene Alves da Costa (conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estados de São Paulo), Reginaldo Manoel da Costa (conselheiro suplente da mesma instituição), Gabriel Kastro (presidente da Parada LGBTQIA+ de Itu) e Rosália Maria (coordenadora da Promoção da Igualdade Racial de Itu).

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência seguiu as diretrizes da 5ª CONAPIR (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial), promovendo debates em torno de três eixos centrais: Democracia, Justiça Social e Reparação. Entre os temas discutidos estiveram a ampliação da participação negra nos espaços de poder, a promoção da justiça climática, o enfrentamento do racismo ambiental, a efetivação de políticas de saúde e educação voltadas à população negra, além da valorização da cultura, trabalho digno, segurança pública e políticas de comunicação antirracistas. Também foram debatidas propostas de reparação para comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, LGBTQIAP+, povos tradicionais de matriz africana e de terreiro.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Patrimônio Histórico, em parceria com movimentos sociais e entidades. A conferência municipal é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a 5ª CONAPIR, reafirmando o compromisso do município com a equidade racial e o fortalecimento da cidadania.