Em Sessão Especial, Vereadores Mirins tomam posse na Câmara de Itu

Vereadores Mirins eleitos em suas escolas fizeram o juramento de “exercer o mandato com dedicação e lealdade, respeitando a lei e promovendo o bem estar do município” (Foto: Divulgação/Câmara)

A Câmara de Vereadores de Itu realizou, na quarta-feira (20), a Sessão Especial de Posse, Eleição de Mesa e Apadrinhamento dos Vereadores Mirins da Legislatura 2025. Estiveram presentes na sessão os vereadores, assessores, familiares dos mirins e os secretários municipais Ricardo Calegari (Educação) e João Pestana (Relações Institucionais). O primeiro ato solene da noite foi a posse. 

Sob o comando do Presidente da Câmara, Neto Beluci (Republicanos), e com os trabalhos secretariados pelo vereador mirim Gustavo dos Santos Leite, os Vereadores Mirins eleitos em suas escolas fizeram o juramento de “exercer o mandato com dedicação e lealdade, respeitando a lei e promovendo o bem estar do município”. 

Na sequência, assinaram o termo de posse. Em seguida, conforme o regulamento do Projeto Vereador Mirim, Beluci passou a presidência da sessão ao vereador mirim Alison Henrique de Jesus Gonçalves, que deu início à eleição da Mesa Diretora Mirim.

Duas chapas disputaram o pleito. Por 8 votos a 5, a Chapa 02 foi eleita e a Mesa Diretora Mirim tomou posse de seus lugares e deu continuidade aos trabalhos com o apadrinhamento dos Vereadores Mirins. A Chapa 02 foi composta por: Presidente: Gustavo dos Santos Leite; Vice-presidente: Miguel Thomaz de Castro da Silva; 1º Secretário: Alison Henrique de Jesus Gonçalves; 2º Secretário: João Felipe Ronchi.

Em ordem alfabética, os Mirins sortearam os vereadores que irão orientá-los durante o mandato e auxiliá-los na elaboração dos projetos de lei – confira o resultado do sorteio no box. Agora, os vereadores mirins devem participar de reuniões com os vereadores para debater ideias de projetos de lei. Em outubro, as proposituras elaboradas serão discutidas e votadas em plenário, seguindo o rito do legislativo municipal.

Instituído através da Lei Municipal Nº 1631/2014, o projeto Vereador Mirim é executado pelo Instituto do Legislativo Ituano – ILI, e visa promover interação entre a Câmara de Itu e as escolas através da educação cidadã. Participam do projeto estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular.

Confira o resultado do sorteio:

Vereador MirimEscola ParticipanteVereador Padrinho
Alison Henrique de Jesus GonçalvesE.E. Priscila de Fátima PintoEduardo Alves
Arthur Alves de MeloEMTI Convenção de ItuBalbina de Paula Santos
Eloah Darlhen dos SantosEMEF Prof. Firmino Octávio do Espírito Santo Jr.Donizetti André
Gustavo dos Santos LeiteColégio Atitude RabiscoElaine do Posto
Helena Cristina Fernandes VicenteEMTI Convenção de ItuLuisinho Silveira
João Felipe RonchiE.E. Rosa Maria Madeira Marques FreireRebert do Gás
Julia Nascimento DoriaE.E. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral GurgelThiago Gonçales
Maria Fernanda Sampaio PiuntiEscola VagalumeAna D’Elboux
Maya Aparecida Alves EmílioEMEF Prof. Firmino Octávio do Espírito Santo Jr.Moacir Cova
Miguel Brito CamposE.E. Salathiel Vaz de ToledoNeto Beluci
Miguel Thomaz de Castro da SilvaColégio YmpactoJosé Galvão
Mirella Salustiano dos SantosE.E. Mércia Maria CazariniEduardo Ortiz
Ronaldo Augusto Silva RodriguesE.E. Sylvia de Paula Leite BauerPatricia da ASPA