Itu brilha nos Jogos Paralímpicos de São Paulo

Equipes da natação e atletismo fizeram muito bonito em São Paulo (Arquivo Pessoal)

Entre os dias 12 e 14 de setembro aconteceu a 3ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo – PARESP, que é promovido pelas Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e de Esportes. A competição reuniu atletas de natação, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado e rugby em cadeiras de rodas. Itu esteve presente no atletismo e natação e no halterofilismo

Em termos de atletismo e natação, que tiveram como técnico o professor Edvaldo Bueno, os destaques foram: Thais Vinholo, atleta com baixa visão, que brilhou na natação conquistando quatro medalhas de ouro e também no atletismo, onde garantiu mais duas de ouro e uma de prata. 

Já Custódio Ferreira, que compete com cegueira total, fez bonito no atletismo ao lado de seu guia Nilton Tescaro, faturando três ouros nas provas de 400m, 800m e 1500m. Um aspecto especial é que ambos têm mais de 65 anos e mostraram grande superação diante de adversários bem mais jovens.

No halterofilismo, sob a batuta de Valdecir Lopes, mais uma vez brilhou a estrela de Mariana D’Andrea, que conquistou ouro. A atleta agora volta suas atenções para o Mundial, que acontecerá no Egito, de 11 a 18 de outubro. No halterofilismo, aliás, Itu deu as cartas, vencendo no feminino com 40 pontos e no masculino conquistando 73 pontos.