Celebração marca inauguração da Monin em Itu

Nesta quinta-feira (25), a cidade de Itu foi palco de uma comemoração especial com a inauguração da primeira unidade industrial da Monin, referência global na produção de xaropes, purês de frutas, concentrados e cordiais para bebidas e gastronomia. Essa é a primeira fábrica da companhia no Brasil e na América Latina e a oitava da companhia no mundo.
O evento reuniu autoridades locais como o prefeito de Itu, Herculano Passos (Republicanos), a primeira-dama de Itu, Rita Passos, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, o Secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab, além dos executivos da companhia, como o francês Olivier Monin, CEO da Monin e Alexandre Boyer, diretor geral da Monin no Brasil.
Com um investimento de R$ 400 milhões, 100% autofinanciado, a nova unidade representa um passo estratégico da Monin para atender a demanda crescente no país e na América Latina, reforçando seu compromisso com o mercado local. Além disso, a operação também já impactou direta e indiretamente a economia local: foram mais de 200 empregos diretos e cerca de 300 indiretos nesta primeira etapa industrial, além de 500 contratações realizadas durante o período de obras.
A presença da Monin em Itu também movimenta outros elos da cadeia econômica, com a aquisição de insumos nacionais, equipamentos, serviços logísticos e maquinário de manutenção. A previsão é de que a operação contribua significativamente para o fortalecimento da indústria de ingredientes e de fornecedores locais.
“A chegada da fábrica a Itu é um passo fundamental para aproximar a Monin de nossos parceiros e consumidores no Brasil e em toda a América Latina, com uma localização estratégica e privilegiada. Mais do que uma conquista, essa é uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da região e fortalecer nossa presença no mercado por meio de uma operação mais ágil, sustentável e conectada à cultura local”, afirma Alexandre Boyer, diretor-geral da Monin no Brasil. Estrategicamente localizada para otimizar a logística e a distribuição, a fábrica foi projetada com os mais altos padrões de eficiência energética e sustentabilidade.
Instalada em um terreno de 132 mil m² e construída ao longo de 18 meses, a nova planta industrial já produziu mais de 1 milhão de unidades em menos de seis meses.