Copa do Mundo Feminina 2027: Itu terá centros de treinamento

Estádio Novelli Júnior será um dos centros de treinamento para a Copa Feminina (Foto: Divulgação/FIFA)

A cidade de Itu será um dos principais polos de preparação de seleções durante a Copa do Mundo Feminina, que será disputada no Brasil entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. O município contará com dois centros de treinamento confirmados, ganhando destaque no cenário nacional. O anúncio foi feito pela FIFA nesta quarta-feira (15).

Entre as estruturas selecionadas em Itu estão o Estádio Novelli Júnior e o Otho Hotel Resort, que oferecerão suporte completo às delegações, com campos e hospedagem integrados. A presença de múltiplos centros coloca a cidade em posição privilegiada para receber seleções internacionais, impulsionando o turismo e a economia local.

Ao todo, a FIFA divulgou uma primeira lista com 38 centros de treinamento espalhados pelo país. As estruturas foram escolhidas após um rigoroso processo de inspeção realizado entre novembro de 2024 e março de 2026, que avaliou 261 locais em 52 cidades de 19 estados.

A escolha das bases pelas seleções acontecerá somente após o sorteio dos grupos, previsto para dezembro de 2026. A definição leva em consideração, principalmente, a proximidade com as cidades-sede dos jogos.

O Estado de São Paulo lidera em número de centros disponíveis, com dez opções. Além de Itu, aparecem locais na capital, Baixada Santista e interior. A Copa será disputada em oito cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza. O calendário oficial, incluindo abertura e final, ainda será divulgado.

Sudeste (16)
Rio de Janeiro (RJ) – Escola de Educação Física do Exército
Teresópolis (RJ) – Granja Comary
Vitória/Cariacica (ES) – Estádio Kleber Andrade
Vitória (ES) – Sindipol
Vitória (ES) – AERT (Associação Recreativa e Esportiva Tubarão)
São Paulo (SP) – CT da Portuguesa
Cotia (SP) – CT da base do São Paulo
Itu – Estádio Novelli Júnior
Itu – Oto Hotel Resort
Sorocaba (SP) – Estádio Walter Ribeiro
Sorocaba (SP) – CT do Clube Atlético Sorocaba
Guararema (SP) – CT Dartanhã
São José dos Campos (SP) – Estádio Martins Pereira
Ribeirão Preto (SP) – Estádio Santa Cruz
Santos (SP) – CT Rei Pelé
Sete Lagoas (MG) – Arena do Jacaré

Sul (9)
Curitiba (PR) – CT do Coritiba
Curitiba (PR) – Estádio Couto Pereira
Londrina (PR) – Estádio Vitorino Gonçalves Dias
Maringá (PR) – CT do Maringá FC
Itajaí (SC) – Estádio Hercílio Luz
Viamão (RS) – CT do Clube Futebol com Vida SAF
Caxias do Sul (RS) – Estádio Centenário
Caxias do Sul (RS) – CT do Juventude
Bento Gonçalves (RS) – Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos

Norte (1)
Manaus (AM) – Instituto 3B
Nordeste (6)
Porto Seguro (BA) – Estádio Municipal Agnaldo Bento dos Santos
Recife (PE) – CT do Retrô
Maceió (AL) – Estádio Rei Pelé
Natal (RN) – Arena América
Aracaju (SE) – Estádio Batistão
Campina Grande (PB) – CT Serra Branca

Centro-Oeste (6)
Brasília (DF) – CT do Brasiliense
Brasília (DF) – Cecaf (Centro de Reabilitação Física)
Brasília (DF) – Estádio JK
Goiânia (GO) – Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira
Goiânia (GO) – CT do Vila Nova
Aparecida de Goiânia (GO) – Estádio Anníbal Batista de Toledo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *