Férias: ótimo período para recarregar as baterias e economizar energia
Luciano Carstens*
Durante o período de férias escolares,muitas famílias aproveitam para tirar alguns dias de folga e viajar com seus filhos. Ótimo período para recarregar as baterias e,ao mesmo tempo, trocar boas energias, com passeios e diversão. Porém, com os recentes aumentos de preço, este pode ser também um excelente período para economizar energia elétrica residencial e iniciar uma mudança de hábitos.
Com o número cada vez maior de equipamentos eletrônicos nas residências, o consumo de energia nos lares vem crescendo em larga escala e a maioria dos equipamentos que temos em casa consomem energia mesmo quando estão desligados. Ocorre que eles ficam em um estado conhecido por standby ou modo de espera –e esta comodidade tem um preço, pois o consumo de energia elétrica de todos estes equipamentos pode chegar a 12% da conta de luz.
São exemplos de equipamentos consumidores silenciosos de energia: micro-ondas, fornos elétricos, televisores, receptores de tv a cabo, internet, computadores, impressoras, máquinas de lavar, aparelhos de DVD, vídeo games, home theaters, entre outros. Para evitar este consumo de energia, é necessário que os aparelhos sejam desconectados da tomada. Este procedimento, porém, pode fazer que alguns equipamentos percam a programação ou configuração. A grande maioria dos dispositivos eletrônicos possui um display com algum tipo de relógio ou mostrador digital – nestes casos, a reconfiguração é bastante simples. Já para alguns equipamentos eletrônicos, como os televisores,talvez seja necessário executar algum procedimento de reconfiguração, como refazer a busca pelos canais. Mesmo assim, para os equipamentos que porventura possam perder algum tipo de programação, a reconfiguração hoje em dia está cada vez mais simples e rápida.
Outros vilões silenciosos de consumo de energia – e cada vez mais comuns em nosso dia a dia – são os diversos carregadores de bateria dos celulares, tablets e notebooks. Estes acessórios simplesmente consomem energia, mesmo quando não estão efetuando a recarga. Por isso, lembrar de retirar todos estes equipamentos das tomadas antes de viajar pode ajudar muito na redução da conta de luz.
Outra atitude bastante simples e eficaz na redução dos gastos com energia é ajustar a temperatura do refrigerador para a posição inverno ou de mínimo consumo pois,sem a frequente abertura de portas, o compressor do refrigerador trabalha menos, gastando menos energia e, mesmo assim, consegue manter os produtos internos em uma temperatura adequada para a conservação, durante todo o período de viagem.
Muitos dos hábitos de consumo, se revistos, podem ser evitados, mesmo quando as famílias não estão em viagem, auxiliando nos momentos de crise e de alto custo, como os que estamos atravessando atualmente. Esta é uma ação que, se adotada por todos, pode contribuir em muito com a sustentabilidade e eficiência energética, ajudando a poupar recursos naturais e economizando bastante dinheiro. Convém lembrar Antoine Lavoisier: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
* Luciano Carstensé engenheiro eletricista e diretor do Núcleo de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Positivo.