Dois Pontos – 25/03/16
Da Redação e colaboradores
O que mais se vê nas sessões do Legislativo ituano são vereadores trocando farpas. Trata-se do famoso “não levo desaforo pra casa”. Partindo do princípio de que são representantes do povo, seria interessante que os nobres edis explicassem em que as acusações, insinuações e até xingamentos mostram o zelo e a preocupação com aqueles que os elegeram. E mais: por que quando estão nas ruas, mudam seu comportamento e a forma de agir? Seriam os vereadores bipolares?
TOMORROWLAND: Entre os dias 21 e 23 de abril, o Parque Maeda vai ser palco do Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. E para que a montagem da estrutura possa ser feita, o Parque Maeda suspenderá suas atividades entre os dias 11 e 29 de abril. Nesse período, atrações como tancão, engorda, área de recreação e pousada ficarão fechadas. As atividades normais serão retomadas no dia 30 de abril.
CUIDADO: Nos próximos dias, os motoristas devem redobrar a atenção ao passarem pela Avenida Doutor Ermelindo Maffei e pela Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300). Devido às típicas romarias desta época do ano, com destino a Pirapora do Bom Jesus, o movimento de pedestres e cavaleiros torna-se intenso nestas localidades.
POLÊMICA: Há pouco mais de vinte dias em vigor, a cobrança do estacionamento do Unicenter continua dando o que falar na cidade. Alguns ituanos afirmam que já estão promovendo um “boicote” ao centro comercial. Outros continuam frequentando os bares e restaurantes do local, mas estacionam os veículos na rua. Por outro lado, há quem defenda a iniciativa, enfatizando que a administração do Unicenter tem o direito de controlar seu espaço da maneira que achar melhor.
INDIGNAÇÃO: No último sábado (19), um cliente do Unicenter, indignado com o valor cobrado pelo estacionamento, saiu de seu veículo e levantou a cancela, saindo sem pagar. Além dele, outros clientes aproveitaram para sair do local sem desembolsar a tarifa, que vem sendo considerada abusiva por diversas pessoas.
TRADIÇÃO: É triste constatar como a população ituana, em várias ocasiões, deixa de prestigiar as tradições de sua própria terra. A Semana Santa é um exemplo desse “desprendimento”. São muitos os turistas que, ao aproveitar o final de semana prolongado na cidade, acompanham as procissões e celebrações religiosas. Em alguns casos, são pessoas que, apesar de nem serem ligadas ao catolicismo, gostam de acompanhar as festividades que permanecem vivas no interior. Por outro lado, muitos moradores de Itu negligenciam tais festividades, deixando de valorizar a riqueza dos costumes locais.
FOOD TRUCK: Uma novidade agradou os torcedores do Ituano no jogo contra o São Paulo, realizado no domingo passado (20), no Estádio Municipal “Dr. Novelli Júnior”: o festival de food truck. Dentro e fora do estádio, diversos estabelecimentos vendiam lanches, espetinhos, sorvetes e outras guloseimas. Tomara que a diretoria do Galo mantenha o festival em outras partidas.
CERVEJA LIBERADA: Outra novidade foi a liberação da venda de cerveja no “Novelli Júnior”, projeto aprovado pela Câmara no mês de fevereiro. Com o forte calor que fez, inúmeros torcedores puderam apreciar a bebida. Porém, no segundo tempo do jogo, os vendedores já não tinham mais cerveja pra vender. Isso deve ter acontecido por conta do público registrado (mais de 7 mil pessoas), que não é tão comum no estádio de Itu.
TUDO ESCONDIDO: Quem passa pela Praça Gente Jovem, localizada na Vila Esperança, fica realmente muito espantado. De fora dela, não se enxerga grama aparada, bancos, nem flores. Um mato bem alto tomou conta de toda a praça, e olha que ela não é tão pequena assim. Quem está dentro pode facilmente se esconder de quem passa do outro lado da rua. E claro, muita coisa ruim pode acontecer ali dentro. Até quando!?
FICOU ESTRANHO: O pitaco está liberado? Então vamos lá! Que cores foram essas as escolhidas para a pintura externa da belíssima (?) Igreja do Bom Jesus? O que um dia foi bonito está ficando muito feio. Parece tudo, menos a fachada de uma das igrejas mais visitadas do país, graças ao abrigo do Santuário Nacional do Coração de Jesus. Do jeito que está, ela está ficando mais famosa pela fachada um tanto quanto estranha!
PROCURA-SE: Na cidade, existem milhares de cartazes, espalhados em diferentes bairros, com anúncios de animais perdidos. Nesses locais, eles permanecem por um longo período. Das duas uma: ou os animais não foram encontrados ou os responsáveis ainda não tiraram os anúncios da rua. Se alguém já está bem feliz por ter encontrado seu animalzinho, que tal tirar da rua o que já virou lixo?
SINALIZAÇÃO PRECÁRIA: As obras de uma ponte na entrada da cidade de Salto estão causando transtorno no trânsito local. Fato este se deve pela falta de sinalização, principalmente à noite e para quem não conhece o local. Cones muito espaçados e mal colocados criam uma dupla mão de via, sendo que uma delas termina em muros de concreto, sem a devida sinalização luminosa. Na noite do último domingo (20), ocorreu um acidente no local e diversos outros veículos foram vistos trafegando totalmente desorientados pela falta de melhoria referente aos sinais de trânsito.
FUXISCÓPIO
Já começaram a ferver nos meios políticos de Itu as pesquisas de opinião para a eleição municipal deste ano. Tem uma diferente para cada gosto. Por enquanto este jornal ainda não decidiu se vai realizar uma enquête própria ou contratar algum instituto especializado no assunto. Vamos ver…