SAAE recebe mais de R$ 4 milhões de prêmio por reduzir perda de água
Valor foi entregue pelo Governo do Estado por meio de programa de apoio à recuperação de águas
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Indaiatuba receberá R$ 4.345.932,26 do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua), como prêmio pela superação de metas do PIM (Plano de Implantação e Metas) para redução de perdas. O valor foi repassado como concessão de estímulo financeiro.
No início do programa, o índice de perdas era de 370 litros por ligações dia, passando posteriormente para 268 litros. A meta estabelecida era de 276 litros. Os números obtidos representam uma redução de 30%, com um volume recuperado de 2.997.089 m³ de água.
Provenientes de acordos entre o Banco Mundial e o Governo de São Paulo, os valores do recurso são repassados aos municípios a custo zero, mediante comprovação dos resultados propostos. A verba será utilizada na continuidade de ações de combate às perdas de água, realizadas pelo SAAE em Indaiatuba.
A redução da perda de água ocorreu após a implantação do CCO (Centro de Controle de Operações), um sistema integrado de monitoramento, com telemetria de nível e vazão, e controle, simulação e tomada de decisão dos processos de abastecimento de água; instalação de pontos de macromedição (vazão e pressão) com transmissão de dados por telemetria via radiofrequência, além de pontos nas saídas das ETAs (Estações de Tratamento de Água) e nas entradas dos DMC (Distritos de Medição Controlada), além da divisão da rede de distribuição em setores, instalação de VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão) e substituição de redes antigas; pesquisa de vazamentos não visíveis e substituição dos hidrômetros com mais de cinco anos de uso.