Reportagens do Periscópio ganham destaque nacional durante as Olimpíadas
Publicações do JP foram repercutidas no site do veículo esportivo ESPN e nas redes sociais do blogueiro Hugo Gloss
Lucas Gandia
Durante a última semana, duas publicações do Jornal “Periscópio”, ambas envolvendo as Olimpíadas, foram repercutidas na mídia nacional. Enquanto um dos destaques ocorreu no site do veículo esportivo ESPN, o outro foi divulgado nas redes sociais do blogueiro Hugo Gloss.
Na segunda-feira (8), a ESPN repercutiu em seu site uma carta do ex-padre irlandês Cornelius Horan, conhecido por ter agarrado Vanderlei Cordeiro de Lima na parte final da maratona dos Jogos Olímpicos de 2014.
No texto enviado à ESPN, Cornelius ressaltou que está ressentido em ver a consagração do atleta brasileiro, responsável por acender a pira olímpica na abertura dos Jogos Rio 2016, no último dia 5. Na visão do ex-religioso, Vanderlei só recebeu a honraria por sua causa. “Quando o vi subir os degraus e a ascensão do caldeirão olímpico, eu pensei comigo mesmo: ‘Você não teria feito tudo isso se não fosse por mim’”, escreveu o irlandês, que foi excomungado pela Igreja Católica.
No quarto tópico da carta, Cornelius faz menção a uma nota publicada pelo “Periscópio” na edição de 24 de fevereiro de 2015, quando o ex-padre esteve em Itu. “Eu visitei o Brasil em fevereiro passado por 12 meses. Eu fiquei com a família da Fernanda Amproso Rodrigues. Eles moram em Itu, que é uma cidade perto de São Paulo. […] Apenas quatro dias depois da minha chegada, ‘Periscópio’, o jornal local de Itu, publicou um artigo na primeira página da minha visita, juntamente com uma foto minha”, cita o ex-religioso em seu texto.
Rede social
No final da noite de terça-feira (9), foi a vez de Hugo Gloss, um dos mais influentes blogueiros do Brasil, repercutir a capa da edição 39 da Revista “Vida Máxima” em suas redes sociais.
Em uma publicação em homenagem ao nadador de Itu Marcelo Chierighini, que participou da final da prova de 100m livre durante esta semana, Hugo Gloss divulgou um mosaico com quatro fotos do atleta. Uma das imagens é a capa da “Vida Máxima”, revista de variedades do Jornal “Periscópio” que publicou uma entrevista exclusiva com o nadador em abril deste ano.
Até a tarde de ontem (12), o post de Hugo Gloss teve 18 mil curtidas, 204 compartilhamentos e 490 comentários no Facebook. No Instagram, a imagem recebeu 178 mil curtidas e 3.898 comentários. Já no Twitter, a foto recebeu 1,1 mil curtidas e foi compartilhada por 425 usuários.
Somando as três redes sociais citadas, Hugo Gloss é seguido por mais de 12,5 milhões de pessoas. Um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, em julho deste ano, indica que o blogueiro cobra cerca de R$ 15 mil por publicações pagas na Internet.