Anglo Salto: colégio nasce como referência em educação

Unindo a experiência de décadas de sucesso em Itu com um prédio de ponta, escola saltense surge como uma das melhores da região

anglo1

André Roedel

“Um presente para Salto”. Esse é o slogan do Colégio Cidade de Salto – Anglo, que está em seu primeiro ano de funcionamento. E ele condiz com o que a reportagem do “Periscópio” constatou em visita realizada nesta semana à escola saltense, que une a experiência do Anglo da vizinha Itu (que completou 30 anos no último mês de agosto) com um prédio de ponta e preparado para os novos tempos, em que a sustentabilidade é tema constante.

O Colégio Anglo Salto inicialmente era uma extensão do Anglo de Itu, com cursinho pré-vestibular. “Nós tínhamos o cursinho do Anglo aqui em Salto há 12 anos. Funcionava na Rua Barros Junior, mas só havia uma sala lá. A gente abriu aqui pensando em ter uma escola regular, só que isso precisaria acontecer a seu tempo, pois exigia um investimento muito alto”, conta o diretor Fabio de Oliveira e Silva.

E a hora certa chegou em 2013, quando o colégio fez uma parceria com a empresa Investimentos Icaraí, proprietária do condomínio Lagos D’Icaraí. “Eles procuraram a gente dizendo que tinham muito interesse em trazer uma escola para a área. Eles conversaram conosco e diversas outras instituições, mas o que acabou os atraindo foi a qualidade do nosso trabalho, a seriedade e a marca Anglo”, comenta Fabio.

A parceria entre o Anglo e a incorporadora é de 15 anos, renováveis por mais 15, mas a intenção – de ambas as partes – é o colégio ficar o tempo que for possível. “Isso é muito bom para o condomínio e para a região, que é a bola da vez em Salto”, explica o diretor, lembrando que a área conta com acesso fácil às rodovias e está a menos de 1 km do novo McDonald’s.

O colégio
O que começou como apenas uma sala no Centro de Salto se tornou um complexo educacional de primeira linha. “A gente atende desde o mini maternal até o pré-vestibular. Hoje são 16 turmas, do Ensino Infantil ao Médio”, prossegue o diretor. Com a experiência de décadas do Anglo ituano, o colégio saltense foi planejado em cada detalhe.

“Fizemos tudo pensado da melhor maneira possível, tentando excluir os erros que já tivemos em Itu. Então é uma escola que começou acima da média; não é uma escola que está começando do zero”, explica Fabio. O colégio conta com estrutura de ponta, com 13 salas de aula, 100% de acessibilidade, pátio coberto, quadra poliesportiva, bloco exclusivo para Educação Infantil, laboratório de informática, biblioteca e sala multiuso.

Entre os diferenciais do colégio – instalado num terreno de 8.000 m², com 6.500 m² de área construída – estão o sistema de reuso de água, o ar condicionado ecológico e específico para crianças e preparação para receber energia solar. “Colocamos tudo o que sempre sonhamos que uma escola de primeira linha precisasse. Tanto que na região – e a gente pode incluir até escolas grandes de Sorocaba e Campinas – não tem um prédio tão bem preparado como esse”, se orgulha Fabio.

Mas toda essa infraestrutura não seria nada sem professores de qualidade. E isso o Anglo Salto tem de sobra. “Em Salto, 70% da nossa equipe é de Itu. Dependendo dos ciclos, nós aproveitamos os mesmos professores. Até o 5º ano, a maioria dos professores é de Salto. Até porque têm perfis diferentes. A gente dá prioridade para contratar pessoas que tenham experiência”, diz o diretor, que enfatiza a parceria que tem com a marca Anglo – que dá total respaldo para o colégio.

Diferenciais educacionais
O colégio conta com o sistema Anglo, um dos mais bem conceituados do país. E, com isso, os alunos têm acesso a um material de primeira. “Ele é um material pensado do mini maternal ao colegial, integrado. Existe uma espinha dorsal pedagógica que é uma espécie de regimento intelectual. Para se ter uma ideia, hoje temos professores que também são autores do material”, conta o vice-diretor Derval de Oliveira.

E os diferenciais educacionais vão além da sala de aula, com aplicativos que facilitam o aprendizado dos estudantes e projetos especiais – como o “Líder em Mim”, que incentiva o desenvolvimento de perfis de liderança entre eles, e intercâmbios para outros países, além das viagens pedagógicas realizadas pelo corpo docente para integração das disciplinas.

Tudo isso torna o colégio Anglo de Salto um verdadeiro presente para a cidade, que passa a contar com uma escola formadora, mais do que tudo, de cidadãos. “Ninguém tem tanto sucesso profissional quanto os alunos que passaram pelas nossas escolas ao longo desses 30 anos. A gente tem uma ‘bacia’ de médicos, engenheiros, advogados e jornalistas formados. Profissionais que hoje estão fazendo a sociedade acontecer. E nada mais mostra que o papel da escola foi bem feito”, afirma o diretor.

O colégio fica localizado na Avenida Brasília, 936, Jardim D’Icaraí. Informações sobre matrículas podem ser obtidas pelo telefone (11) 4029-2227 ou pelo site www.anglosalto.com.br.