Grupo Gandini anuncia para Itu e Salto grandes investimentos
Cidades serão contempladas com novos projetos. Algumas obras terão início já em outubro
A manhã da quinta-feira (29) foi de grandes notícias para as cidades de Itu e Salto. Em coletiva de imprensa na sede da Kia Motors do Brasil, o empresário ituano José Luiz Gandini anunciou uma série de novidades que irá beneficiar os dois municípios.
A principal delas é a implantação de um centro tecnológico veicular em Salto. O Gandini Centro Tecnológico será instalado às margens da Rodovia Santos Dumont, dentro do terreno da antiga fábrica da Marsicano, e vai receber um investimento de R$ 30 milhões, além de R$ 12 milhões que já foram investidos no maquinário.
Inicialmente o local vai gerar 50 vagas de empregos diretos, onde a grande maioria será para mão de obra qualificada em engenharia e tecnólogos.
No local, a principal atividade será a de submeter veículos leves e motores (ciclos Otto e Diesel) por meio de dinamômetros aos ensaios de emissões exigidos pela legislação brasileira no processo de homologação veicular. Com os ensaios que serão realizados no espaço será possível identificar a emissão de gases, consumo de combustível, emissões evaporativas e medição de opacidade.
O prédio do centro tecnológico terá uma área construída de 2.400 metros quadrados, contemplando o laboratório de testes, salas de reunião, salas de estudo e completa infraestrutura.
“A construção terá início já em outubro e em 150 dias o prédio já estará pronto. Porém, a entrega deve ser em janeiro de 2018, quando os testes tiverem terminado”, explicou o empresário.
Em todo o Brasil existem apenas seis centros tecnológicos que realizam o tipo de trabalho que será feito no Gandini, e a cidade de Salto vai sediar a sétima unidade.
Mais novidade
José Luiz Gandini anunciou que dará início à construção de um loteamento residencial aberto em Salto. “Só falta assinar o contrato. Será construído na parte de baixo da área da Marsicano. Trata-se de um local privilegiado, pois terá acesso tanto pela pista (que liga Sorocaba a Campinas), como pela cidade (por trás da Marsicano)”.
Salto e Itu também serão contempladas, em breve, com um centro de auto peças. “Já está praticamente assinado. É uma empresa americana que vende peças automotivas e faremos duas lojas para eles. Uma ao lado do Tenda, em Salto, e outra em Itu, ao lado do Supermercado São Vicente”, explicou Gandini.
O empresário anunciou ainda que negocia com uma nova rede de supermercados, que também chegaria com duas lojas. “Essa situação está bem encaminhada. Teremos uma nova reunião na próxima semana e a ideia é fazer dois prédios novos. Um seria instalado no terreno ao lado da Viação Vale do Tietê, na saída para Salto e o outro, em Salto, na Rua 9 de Julho, onde era a antiga Salto Veículos”, frisou.
Gandini finalizou informando que um novo loteamento está prestes a sair do papel em Itu. “O projeto já está em fase de aprovação. Serão terrenos comerciais, na parte da frente, e residenciais, nos fundos. O loteamento será instalado na área que fica em frente à cervejaria Brasil Kirin, próximo ao centro de distribuição de peças da Kia Motors, na saída para Porto Feliz”, finalizou.