Projeto coloca crianças em contato com a natureza
Com o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e educadores sobre as questões ambientais, a Fundação SOS Mata Atlântica recebeu na última semana escolas e grupos organizados da cidade para um dia de atividades lúdicas e interativas em contato com a natureza.
O projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica” faz parte do compromisso da ONG com a conscientização sobre a causa ambiental e já recebeu a visita de cerca de 33 mil estudantes, além de promover cursos de formação de educadores e capacitação de monitores para estas atividades. As ações aconteceram no Centro no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin. O projeto ofereceu, ainda, transporte gratuito para as escolas públicas de Itu e Salto.
Para Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação, é importante que crianças e adolescentes tenham vivências em contato com a natureza. “Tivemos atividades que permitiram que os visitantes experimentassem diversas sensações e cheiros. Por vivermos em uma sociedade muito visual, é preciso estimular no contato com o mundo o desenvolvimento de outras sensibilidades”, explica.
Durante o passeio, os grupos receberam informações sobre a flora e fauna da Mata Atlântica, sua localização, abrangência e importância para nossa qualidade de vida. Além disso, participaram de uma trilha leve, com a possibilidade de conhecer algumas espécies nativas da Mata Atlântica.
Responsável por projetos de restauração florestal que já promoveram o plantio de mais de 36 milhões de árvores nos últimos 15 anos, a SOS Mata Atlântica convidou os participantes a realizarem o plantio simbólico de uma muda. “Além de encerrar um dia de muito aprendizado, essa atividade contribui para o entendimento da dinâmica de produção e plantio de árvores”, completa Kelly.